Bombeiros resgatam mulher após escorregar em encosta de 15 metros em Rio do Sul |
O Hospital e Maternidade Dona Lisette (HMDL) segue sendo referência em atendimento e serviços ofertados no Vale Oeste. Desde que a atual Administração Municipal iniciou sua gestão, em janeiro de 2017, muitos foram os desafios encontrados e nestes quase dois anos, muitos deles foram superados. Certamente um dos maiores embates encontrados foi fazer com que os bebês, filhos dos moradores de Taió e municípios vizinhos, voltassem a nascerem aqui. Taioenses nascendo em Taió! Objetivo atingido com a vinda do Instituto Vidas, que assumiu a gestão administrativa do hospital em agosto do ano passado. Somente entre janeiro e outubro foram um total de 242 novos nascimentos, todos estes através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro número impressionante para o período de janeiro a novembro deste ano são as internações: foram um total de 1.461. Segundo Rogério de Abreu, Diretor do Hospital de Taió "O número de internações continua crescente, tanto na parte clínica quanto na cirúrgica", comenta. Ele frisa ainda que graças às novas especialidades que o hospital hoje oferece, em muitos casos de consultas o paciente acaba sendo já direcionado à cirurgia, se assim for necessário. "Com isso o número de cirurgias também acaba aumentando! Hoje temos um número grande de pacientes internados, o que faz com que o hospital esteja bastante ocupado. Um dos nossos objetivos e também da Administração Municipal é que futuramente possamos firmar parcerias com os municípios vizinhos de Taió, para que possamos tornar o Hospital e Maternidade Dona Lisette uma unidade microrregional. Temos trabalho nesse sentido e já conseguimos um convênio com o Município de Salete, onde estaremos fazendo os partos e cesárias das mamães saletenses em nosso hospital, evitando assim que elas peguem estrada até Rio do Sul, o que facilita bastante para que a família possa realizar suas visitas", comenta.
Um dos atuais objetivos do hospital é aumentar os serviços de sobreaviso. Hoje o HMDL conta com o sobreaviso na área de obstetrícia, que contempla os dois municípios, porém a ideia é de que esse serviço também abranja futuramente as áreas de cirurgia, ortopedia e outros. "Para que possamos ter esses serviços serão necessárias novas parcerias e para isso contamos com os municípios vizinhos para que estejam juntos com a gente. Estamos felizes com esse aumento no número de internações em nosso hospital e continuamos batalhando junto à Administração Municipal na busca por novas especialidades, oferecendo assim um serviço com cada vez mais qualidade aos munícipes de Taió e região
Deixe seu comentário