Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
Médico de Taió faz esclarecimentos a respeito dos casos de covid-19
-
- Por: Assessoria de Imprensa
Confira o vídeo do Dr. Michel
Esclarecimentos a respeito dos casos de covid-19 e seus exames de confirmação, bem como o atendimento médico e os protocolos de afastamento laboral por atestado médico concedido a estes pacientes suspeitos e que aguardam exames de confirmação do coronavírus.
O ministério da saúde preconiza que os pacientes atendidos nos ambulatórios ou no pronto atendimento de Taió, em que o médico detecte sintomas de covid-19, sejam encaminhados aos órgãos de vigilância epidemiológica do município e lá sejam submetidos ao teste pelo método swab com coleta de secreção da orofaringe e nariz. Esse método detecta a presença de PCR, uma proteína reagente, encontrada nessas secreções de 3 a 4 dias após início de sintomas.
Como os pacientes são encaminhados após apresentarem sintomas, subentende-se que estes pacientes já estão em contato com o vírus a pelo menos 3 dias. Mesmo assim, a vigilância epidemiológica exige que o paciente tenha 5 dias de manifestação sintomática para realizar este exame. Então o exame é enviado ao laboratório central do estado, o LACEN, e tem retornado os resultados em aproximadamente 8 a 10 dias. Esse resultado corrobora se o paciente é ou não portador do coronavírus.
Deixe seu comentário