Identificado adolescente que morreu após tombamento de trator em Ituporanga |
Marrecos: A nova atividade rentável para o avicultor taioense
-
Divulgação/Assessoria de Imprensa -
Quando filhotinhos eles são bonitinhos, fofinhos, uma gracinha, a cor da penujem remete ao dourado do ouro. Esses animaizinhos o qual estou me referindo são os marrecos. Além de, no primeiro momento, encantar seus criadores, os marrecos também são animais altamente resistentes às doenças e para o avicultor que pretende entrar no ramo de criador de marreco, a vantagem é que requer instalações simples e de pouco custo, se comparadas com as de frango. De acordo com alguns produtores, criar marrecos é, realmente, muito mais fácil do que criar frangos.
Eles são muito precoces e chegam a pesar bem mais do que os frangos da mesma idade. Além disso, ficam prontos para o mercado com mais rapidez. De acordo como avicultor, Ildo Leitzke, com menos de 45 dias, um marreco já está pronto para o corte.
Leitzke explicou ainda sobre a fase de adaptação com a mudança de animais no aviário, "No começo foi um pouco difícil, porque era uma mudança. Mas passamos a frequentar algumas reuniões da empresa em Corupá, com o apoio da Prefeitura, e lá pude ver que a criação dos bichos seria bem tranquila. Eu tive que fazer só um pequeno investimento para adaptar o local para recebê-los", disse.
Ele conta que, os marrecos tem um apetite maior que os frangos, mas a agilidade com que ficam prontos e a diferença de conversão superam e muito este fato.
Como já mencionamos, são animais extremamente rústicos, portanto dão menos trabalho aos criadores. Depois de alguns dias, após o nascimento, os marrequinhos, praticamente, só morrem por acidentes.
Para o prefeito, Hugo Lembeck, a experiência adquirida a longo de anos pelos avicultores taioenses é o que faz a grande diferença nessa nova empreitada. "Vale muito a experiência dos nossos avicultores. Eles trabalham com a avicultura, já há mais de 30 anos, e isso traz mais valorização e qualidade no trabalho fazendo com que eles tenham um bom resultado. O município auxiliou, estivemos visitando a empresa, levamos o grupo para conhecer as instalações e alguns aderiram de prontidão. Então, tenho certeza que outros mais virão aderir", afirmou.
Lembeck também comenta sobre as perspectivas para 2016, "esperamos que continue rendendo de forma positiva, como foi nesse primeiro lote. E que a empresa responsável, Vila Germânia, possa expandir ainda mais os seus negócios em nosso município e que outros avicultores tenham interesse nessa nova atividade. Pois, se for positivo para os nossos avicultores será positivo pra o município. Esse é o nosso grande desejo, que essa atividade possa se expandir mais e que tenhamos bom rendimento para o
Deixe seu comentário