Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
A direção do Hospital informa que até o momento já foram realizadas 600 consultas e 200 cirurgias
Com o objetivo de ser referência em oftalmologia para os 32 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS-AMAVI o Hospital e Maternidade Dona Lisette de Taió está realizando consultas e procedimentos neste serviço.
Segundo informações, o projeto oftalmológico autorizado pelo CIS-AMAVI, que disponibiliza aos municípios consorciados consultas médicas em oftalmologia e procedimentos decorrentes teve início em agosto, sendo que os atendimentos no Hospital Dona Lisette de Taió acontecem uma vez por mês.
A equipe especializada, coordenada pelos médicos, doutor Danilo Boscoli e doutor Ricardo Amantini Filho, permanece durante sete dias no município, oportunidade em que é realizada a consulta, os exames e a cirurgia de catarata e de pterígio. Importante observar que a catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.
A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro. Já o pterígio é aquela "carninha" de coloração avermelhada que cresce na superfície dos olhos. Ela começa na conjuntiva, membrana mucosa que recobre a superfície ocular, e se desenvolve sobre a córnea, estrutura transparente por onde os raios luminosos penetram para formar as imagens.
A direção do Hospital informa que até o momento já foram realizadas 600 consultas e 200 cirurgias. Para o mês de outubro estão sendo realizadas 180 consultas e 56 cirurgias de Catarata e pterígio. Importante observar que as requisições para consultas oftalmológicas poderão ser solicitadas na secretaria de Saúde dos municípios conveniados ao CIS-AMAVI.
Deixe seu comentário