Obras de elevação da BR-470, em Laurentino, já estão em andamento |
Na última semana, o gerente de Educação da ADR Taió, Moacir de Melo, cumpriu uma agenda de visitas às escolas de campo da Regional: EEF Roberto Heinzen, de Salete; EEF Adele Heidrich, de Taió e EEB Waldomiro Colautti, de Rio do Campo. "Estes educandários têm um trabalho voltado à agricultura e a sustentabilidade, valorizando e promovendo a participação dos alunos e da comunidade nas atividades", destacou Melo.
Nas escolas, o gerente conversou com os diretores sobre as atividades e projetos que são desenvolvidos com os alunos. "Os professores ensinam na prática sobre a criação e manutenção de horta, separação do lixo e também quanto ao reaproveitamento de caixas de leite. Alem disso, os educandários promovem diversas palestras e viagens de estudo que contribuem para o aprendizado. O objetivo é motivar para a iniciativa e estimular a participação da comunidade para que o conhecimento seja aplicado tanto na escola, como em casa".
Um dos projetos desenvolvidos pela escola Roberto Heinzen, na localidade de Santa Margarida, em Salete, utiliza a metodologia de um programa que aplica o senso de utilização, de organização, de limpeza, de saúde e de autodisciplina. O diretor Valcir Gislon afirma que é um grande investimento para a qualidade de vida do aluno. "Incentivamos o filho do agricultor a aplicar o conhecimento na propriedade. Com isso, a qualidade da produção, da vida familiar, escolar e comunitária, melhoram também".
Os projetos desenvolvidos nessas unidades de ensino, disse Melo, ajudam a solucionar problemas relacionados à evasão e a falta de interesse pelo estudo. "As escolas do campo são importantes na efetivação do desenvolvimento rural, já que atuam com as famílias, desempenhado ações que favorecem a permanência nas propriedades. A Gered é parceria na viabilização de ações que auxiliem no desenvolvimento dessas comunidades", concluiu.
Deixe seu comentário