logo RCN
Eleições 2020

Convenções confirmam cinco candidaturas em Taió

  • - Por: Jornal A Tribuna do Vale - www.jatv.com.br

Conheça os candidatos a prefeito da cidade

Um pleito inédito. Assim os taioenses definem as eleições de 2020. Pela primeira vez, cinco chapas estão aptas a concorrerem aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Em 1986, o MDB de Ademar Dalfovo e Moacir Oenning venceu outros três opositores. Harry Leopoldo Gomes e o vice Mauro Hosang, Francisco Gunther Odebrecht e seu vice Antônio Claudio Schmitt, além de Adelio Guski tendo como vice Idalino Luiz Triches foram derrotados. As quatro chapas eram recordistas até o pleito de 2020.

De forma isonômica, o JATV apresenta uma por uma por ordem alfabética dos nomes de quem encabeça a chapa.

Cassiano Marafon e Sargento Dallagnol formam a chapa pura do PT. A última a ser confirmada, surgiu como a grande novidade do pleito. O Partido dos Trabalhadores já apoiou alguns partidos em outras eleições, porém, em 2016, não participou do pleito. Em 2012, o professor Cassiano participou da eleição como candidato a vereador, fazendo 222 votos. Na ocasião, o partido não atingiu o quociente eleitoral para a eleição de um vereador. Já seu vice, irá debutar nas urnas.

Elisete Pessatti Ern (PSDB) tem como vice Gladimir Luiz Trentini (PP). Enquanto a cabeça da chapa estreia nas eleições, Gladimir foi o vereador mais votado em 1996, 2000 e 2004. Em 2008, concorreu ao cargo de prefeito. Elisete é empresária, sua família possui o Frigorífico El'Golli. Já Trentini, possui a Imobiliária Millenium. Os tucanos representam a continuidade do mandato do atual prefeito Almir Guski, tendo como aliados os Progressistas.

Nerlize Stern Sandri (PSD) já presidiu a Apae e outras entidades taioenses. Porém, sua credencial vem do êxito do Grupo Sandri que possui empresas em Taió e outras cidades. Ela escolheu como vice o vereador mais votado em 2016, Valdecir João da Cruz, o Capilé (PL). Atuando como motorista da saúde, Capilé se credenciou ao cargo com o sucesso nas urnas no último pleito. Os dois partidos fazem oposição ao atual governo municipal.

Horst Alexandre Purnhagen (MDB) foi o vereador mais votado em 2012 e atualmente, é vice-prefeito. Sua família é tradicional na política taioense. Quem compõe a chapa é Emerson Grunefldt (Republicanos) que já atuou na CDL, Aciat e possui a empresa Delta Ativa em Taió e outros municípios. Emerson nunca concorreu a algum pleito.

Por fim, Tiago Maestri (Podemos) e Jaci de Liz (PSL) terão a ajuda do DEM, PSC e PRTB. Tiago concorreu ao pleito de vereador em 2008 e 2012, ficando na suplência. Em 2016, foi eleito como o segundo mais votado, credenciado por seu trabalho frente a ADR de Taió. Jaci também se elegeu vereador no último pleito. Apesar da chapa ser composta por cinco partidos, o entendimento foi de lançar os candidatos a vereador somente pelo Podemos.


Anterior

Feijoada dos Bombeiros já tem data marcada, em Taió

Próximo

Taioense pede ajuda para cuidar de animais abandonados

Deixe seu comentário