Celesc e populares liberam SC-427 próximo a Gruta
-
Gean Beiger/JATV - Populares auxiliaram na limpeza da rodovia
Embora passagem seja possível, o trânsito no local é altamente perigoso
A Celesc com o apoio de populares, realizou a retirada de árvores que bloquearam a SC-427 nesta quinta-feira (22) na conhecida Gruta da Santinha. Após os grandes acumulados de chuva que caíram na região, o trecho que liga Rio do Campo à Taió, continua cedendo. Os motoristas que trafegam nas proximidades redobrar a atenção.
Nesta quinta-feira, o Prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis, solicitou à SDR Taió a interdição da rodovia por medidas de segurança. No entanto, antes da interdição ocorrer, um deslizamento bloqueou totalmente a via. Felizmente ninguém estava no local no momento.
A Prefeitura de Rio do Campo em parceria com as empresas Rio Verde e Heidrich executaram na sexta-feira, 16, um trabalho em conjunto para provisoriamente oferecer trafegabilidade no local. Foram colocadas mais de 30 cargas de pedra no local. Um dia depois, indícios de que a via continuava cedendo apareceram. As rachaduras se prolongaram e evidenciaram a possibilidade de um desmoronamento total da SC. A empresa ASJ Terraplanagem também contribuiu na manutenção provisória do local.
Em entrevista ao Jornal de Santa Catarina, o gerente de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Taió, Cleumar Zanella, disse em julho, que o projeto original não previa ajustes no trecho porque o desnível não era preocupante, mas, por conta da umidade da região, um aditivo possibilitou que um enrocamento fosse feito sob a pista, que também conta com tubulação para escoamento da água.
Deixe seu comentário