A Defesa Civil de Santa Catarina anunciou, na tarde deste domingo (12), a retomada da operação da comporta da Barragem Oeste, em Taió. As equipes técnicas e de manutenção resolveram o rompimento de um cabo de aço próximo ao olhal.
O problema na operação da comporta foi reportado na sexta-feira (9) por meio de um comunicado da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
A operação foi retomada no domingo. Durante o final de semana, equipes técnicas e de manutenção trabalharam para restabelecer a operação normal da comporta danificada.
O anúncio da recuperação e recolocação do cabo rompido foi feito por meio de um vídeo realizado pelo engenheiro da Defesa Civil, Leonel Fernandes, acompanhado pelo prefeito em exercício de Taió, Emerson Grunfeldt.
Explicou-se que entre 10h40 e 10h50, houve a abertura de 1,5 m da comporta do canal extravasor, seguida por mais 0,5 m às 13h.
Na manhã desta segunda-feira (13), foi realizada a abertura adicional de 1,5 m da comporta do canal extravasor na Barragem Oeste. Portanto, o canal está com 3,5 m de abertura, equivalente à abertura total do canal no momento.
De acordo com a última leitura do monitoramento realizado pela Defesa Civil do Estado, às 8h40, a Barragem Oeste, em Taió, continua com as sete comportas abertas, ocupando 32,64% da capacidade do reservatório. O nível do Rio Itajaí do Oeste está em 6,24 m.
Fonte: Aysla Pereira / ND+ / Rádio Educadora 90,3 FM
Deixe seu comentário