A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil comunica que realizará nesta quarta-feira (25) a abertura gradual do canal extravasor, observando as condições de segurança da barragem e dos municípios à jusante.
A decisão foi tomada após reconhecimento das condições operacionais da barragem nesta terça-feira (24), realizada por equipes técnicas desta Secretaria e da Celesc, que está apoiando as operações nas barragens de contenção no Vale do Itajaí, onde verificou-se a possibilidade da abertura do canal extravasor do barramento de maneira gradual, a fim de reduzir o volume de água armazenado.
Motivos para abertura do canal extravasor
A Barragem Oeste, em Taió, encontra-se com as sete comportas abertas e o canal extravasor fechado. A abertura e fechamento das comportas e do canal extravasor impacta diretamente as cidades de Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul e Lontras e, de forma indireta, as demais cidades à jusante no Vale do Itajaí, o que exige um grande controle nas ações.
O nível do rio Itajaí do Oeste, no município de Taió, às 19h desta terça é de 6,22 metros, conforme a estação hidrológica da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A barragem se encontra com 19,64 metros à montante, o que equivale a cerca de 68% da capacidade do reservatório.
Até quinta-feira há possibilidade de chuvas esparsas com previsão de início na tarde de sexta-feira em todo o Estado, porém, de modo mais acentuado entre a madrugada e a noite de sábado (28). Ao longo do dia de domingo (29) devem perder força, retornando a índices mais elevados à noite, prosseguindo pela segunda-feira (30) com riscos de novas inundações no Alto Vale do Itajaí.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina
Deixe seu comentário