Bombeiros resgatam mulher após escorregar em encosta de 15 metros em Rio do Sul |
Atitude de uma moradora do Passo Manso é exemplar em meio à pandemia
Ivanilde Berlanda é o nome da simpática e generosa senhora, moradora do Distrito de Passo Manso, em Taió, que gosta de ajudar as pessoas. E diante do caos da pandemia do coronavírus, Ivanilde, ou dona Nega como é carinhosamente chamada, encontrou um jeitinho carinhoso de ajudar o próximo. Desta forma, a aposentada tem ocupado suas tardes para confeccionar máscaras para doar às pessoas que não podem comprar. Ivanilde está com 74 anos, mas por pouco dias, pois no dia 05 de maio completará 75.
Para a dona Nega ter a atitude de ajudar bastou apenas uma oportunidade "Minha vizinha pediu se eu queria uma máscara e então disse: traz uma que depois eu também faço. Após isso outra vizinha, a Rose, me falou que se eu quisesse fazer mais quantidade ela traria as malhas", menciona Ivanilde. A partir daí, dona Nega não parou mais de confeccionar máscaras, que em parceria com a vizinha Rose são doadas no comércio 'Bazar da Rose' localizado às margens da SC-427, em Passo Manso. "Já fiz várias, estou fazendo e quero fazer muitas ainda, se precisar", expressa Ivanilde, com desejo de ajudar.
"Entendo que é pouco o que estou fazendo, mas me sinto feliz em poder ajudar. Sempre me sinto bem, muito feliz quando posso ajudar alguém", afirma a aposentada e acrescenta "Quem vem na minha casa e precisa de máscara também dou".
Ivanilde conta que o gosto pela costura veio da mãe, dona Irene Menegazzi. "Minha mãe era costureira e morou 40 anos comigo. Ela costurava bastante roupas e eu de alguma forma a ajudava, estava sempre junto. Então, quando ela faleceu comecei a fazer roupas também. Hoje não faço mais, apenas consertos, bainhas de calças faço bastante. Gosto de costurar", diz.
Nos últimos dias, uma foto da dona Nega produzindo máscaras já viralizou na internet, algo que a simpática senhora nem imaginava que poderia acontecer. "Não temos internet e fiquei surpresa quando soube. Quem me mostrou a postagem foi o Jacó, esposo da Rose. E foi o Jacó mesmo que bateu a foto, mas pedi para ele mandar para minha filha não pôr na internet", menciona Ivanilde entre risos.
Neste momento difícil, de angústias e incertezas que muitas outras boas ações de corações generosos como o de dona Nega da comunidade de Passo Manso possam ser contadas. Dona Ivanilde finaliza com um conselho: "Quem puder ajudar de alguma forma, que ajude, pois quem precisa tem pressa".
Ivanilde é natural de Taió, descendente da família Murara. É esposa de Balci Berlanda e tem sete filhos: Oclair, Zenita, Marisa, Silvanir, Valdecir, Valcir e Marelize. É vó de treze netos e bisavó de seis bisnetos.
Deixe seu comentário