A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta sexta-feira (1º), em entrevista à Rádio Educadora, o primeiro caso autóctone de dengue de 2024 em Taió, em uma moradora do Bairro Seminário.
Caso autóctone é quando a doença é contraída dentro do próprio município. A cidade contabiliza 5 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças.
Virginia Blank do Prado, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Taió, e Chris Gruenke, agente de endemia, falaram sobre o assunto:
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
A Dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro.
Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos.
COMO SE PROTEGER
A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.
Fonte: Rádio Educadora 90,3 FM
Deixe seu comentário