Nesta próxima sexta-feira, 12 de fevereiro, Taió completa 99 anos de colonização e 67 de emancipação política
No ano de 1911, Eugênio Grewsmuehl chegou a Taió. É possível que ele tenha sido o primeiro homem branco a pisar numa região praticamente virgem e a instaurar a primeira roça. No entanto, o senhor Grewsmuehl não criou raízes na região e não permaneceu no novo solo. Naquela época a "Pedra, ou Morro Grande" que é o significado de Taió, ainda era habitada por índios.
Alguns anos depois, vieram os primeiros colonos, Alberecht, Kindel e os irmãos Wachcholz, que foram os responsáveis por atrair a atenção imigratória para a região. Então, por volta de 1917, começaram a afluir as primeiras correntes imigratórias que aumentaram, em 1918, com a abertura de uma estrada de rodagem, ligando a localidade ao então distrito de Rio do Sul.
Vendo o crescimento a celerado, percebeu-se a necessidade de Taió se tornar um município independe. Logo, amparado pela lei estadual nº 247, de 30 de dezembro de 1948, foi desmembrado de Rio do Sul, sede no antigo distrito de Taió, e elevado à categoria de município. Então, 12 de fevereiro de 1949, Taió foi constituído distrito sede.
Já se passaram quase 100 anos de colonização e estamos chegando a quase 70 de emancipação política. Será que os nossos desbravadores tinham noção da terra linda que eles estavam preparando para o futuro?
Bem... Com noção ou sem noção, queremos dar os parabéns a esses homens e mulheres que trabalharam no passado, para lapidar a nossa "Pedra Grande". E, parabenizamos os homens e mulheres de hoje que trabalham intensivamente para manter fértil o nosso "Morro Grande".
A você munícipe taioense, a nossa Taió, feliz aniversário!
Deixe seu comentário