Idosa encontrada sem vida em açude será sepultada nesta quarta-feira |
Administração inovadora foi marca registrada da administração
Uma das marcas dessa gestão foi a inovação nos atos públicos. O Município de Santa Terezinha, vem gerando economia aos cofres públicos em mais de 10% em suas aquisições, atualmente mais de 50% das licitações, são efetuadas de forma compartilhada e na forma de registro de preço através do Consórcio CIMCATARINA.
A Gestão garante assim, maior otimização dos processos e da máquina pública, respeitando os princípios fundamentais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Esporte
Além disso, outras medidas chamaram a atenção nos últimos anos, como por exemplo no esporte. O Projeto Escolinha Municipal de Futebol, criado no ano de 2018, através da Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Turismo, foi implantado no início do ano de 2019. Inicialmente contou com a participação de aproximadamente 120 crianças, em faixa etária de 8 a 14 anos. Como primeiro objetivo, o projeto visava os problemas sociais, oportunizando assim uma atividade extra às crianças e adolescentes do município. Em segundo plano vinha a qualidade de vida e a busca de novos talentos da cidade. O projeto é coordenado pelo professor de Educação Física, Joel Martins, especializado em treinamentos.
Outra inovação de sucesso foi o campeonato de vôlei misto, que uniu amigos e familiares integrando os atletas e fazendo o diferencial que deve ter continuidade nos próximos anos.
Cultura
O setor cultural também teve destaque. Prova disso, é o desenvolvimento do projeto música, fanfarra e canto coral, incluindo a reativação e reestruturação da Fanfarra Municipal e o Coral Ucraniano no Craveiro que valorizaram a cultura local. Os investimentos feitos nos grupos de dança, levaram o nome da cidade para vários cantos do estado e do Brasil. Além disso, o coral municipal encheu os ouvidos de harmonia de quem ouvia. As aulas musicais fizeram os alunos aprenderem um novo instrumento e dar musicalidade a quem antes não tinha essa oportunidade. Outra novidade, foram os investimentos na Fanfarra.
As aulas de músicas são oferecidas nos distritos de Craveiro e Rio da Anta e também no centro. Já a fanfarra municipal passou por reativação e reestruturação no ano de 2017 e conta atualmente com trinta componentes na banda e quarenta e dois no corpo coreográfico.
E o projeto de canto e coral é inovador e acontece no distrito de Rio da Anta. E no Craveiro com o coral ucraniano, nas segundas-feiras, às 18 horas.
Além disso, houve a instalação da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional de Santa Terezinha. A ALBSC foi instituída no estado em 2008 com o objetivo de difundir e incentivar a cultura e a arte regionais. "Em meu pensamento é um dever de cada cidadão defender a história de sua cidade. Cabe a nós defender o seu patrimônio cultural e lutar pela preservação de sua memória. E, tudo começa pela família. A família é história. E, a Academia não deixa de ser uma nova família, que deverá pugnar pela nossa cultura e pelas nossas tradições, assumindo com responsabilidade o brilho daqueles que nos precederam", diz a prefeita Valquíria, valorizando a conquista.
Festa do Mel
As últimas edições da Festa do Mel foram marcantes na história de Santa Terezinha. O investimento em grandes atrações como shows nacionais, aliados a valorização do talento local, fizeram um evento respeitado no estado.
Antes dos shows começarem, o cuidado com o Parque Mata Nativa precisa ser destacado. Valquíria fez melhorias na área de camping, reconstruiu a cancha de laço do CTG e construiu uma área de lazer para abrigar eventos como o Rodeio Country. Além disso, embelezou o parque com jardinagem e também com o portal.
Momentos inesquecíveis ocorreram nas últimas edições da Festa do Mel com shows nacionais de Rick e Renner, Guilherme e Santiago, Munhoz e Mariano, Loubet e várias outras atrações.
Mulher valorizada
Quem também pôde se sentir valorizada foi a mulher de Santa Terezinha. O evento anual de comemoração ao Dia da Mulher foi um gesto de reconhecimento às terezinhenses guerreiras. Nos últimos quatro anos o evento anual de comemoração alusivo ao Dia da Mulher reuniu centenas de pessoas no município. "Valorizar a mulher é um pequeno reconhecimento de quem, em meio a tantos afazeres, consegue sempre se sair bem e cada vez mais bela", menciona Schwarz.
REURB
Vale destacar também todo o empenho na Administração Municipal em torno do REURB. Algumas famílias esperaram por 25 anos para ter em mãos a escritura do local onde vivem. As lembranças dos momentos vividos em cada residência, agora estão aliados à legalidade de onde moram. "Nesta gestão criamos o Programa de Regularização Fundiária Urbana - REURB, que veio para dar dignidade aos terezinhenses que tanto já fizeram pela nossa terra. Possuir o título de proprietário é finalmente proporcionar às famílias de Santa Terezinha, chamar o lar onde vivem de 'meu'", afirma a prefeita.
Deixe seu comentário