Vizinhos denunciam casa com mais de 200 gatos no Alto Vale |
Para assistir a entrevista na íntegra, basta acessar o Facebook ou o YouTube do JATV
O Jornal A Tribuna do Vale recebeu na redação, uma das chapas de pré-candidatos a prefeito de Santa Terezinha. Trata-se de Valquíria Schwarz (PSD) e Josafat Demétrio (PT). Para assistir a entrevista na íntegra, basta acessar o Facebook ou o YouTube do JATV. Confira os principais trechos:
JATV: Gostaríamos que a senhora se apresentasse aos eleitores de Santa Terezinha.
VALQUÍRIA: Sou filha de agricultores e professora formada em pedagogia com pós-graduação na área. Também sou comerciante e atuei como professora por 13 anos. Me elegi como a vereadora mais votada de Santa Terezinha e atualmente, sou prefeita do município. Sou a primeira prefeita da Comarca de Rio do Campo, e também a primeira prefeita da Comarca Eleitoral de Itaiópolis, da qual pertencemos. Falar da Valquíria é falar de uma mulher batalhadora, determinada e que busca os seus objetivos e seus sonhos. Nada na nossa vida é fácil, nada cai do céu. Tudo é fruto de muita luta, de muita batalha. Tenho isso como experiência de vida. As lutas e batalhas em busca dos sonhos e em busca dos nossos objetivos de vida.
JATV: Gostaríamos que o senhor se apresentasse aos eleitores de Santa Terezinha.
JOSAFAT: Moro no extremo norte do município de Santa Terezinha. Desde a infância, sou agricultor. Trabalho com a produção de fumo, mel e soja. Ao me apresentar, gostaria de dar os primeiros passos, colocando o meu nome como pré-candidato na eleição de 2020.
JATV: Santa Terezinha possui 1.800 km de estradas municipais. Se alinhasse todas essas ruas, corresponderia a distância que liga a cidade até Brasília. Como cuidar dos quase 9.000 habitantes que vivem tão espalhados na cidade?
JOSAFAT: Nosso município tem potencial agrícola. Nos últimos anos, tivemos uma grande produção e está crescendo cada vez mais a produção de soja e fumo, por exemplo. A estrada é o espelho do nosso município. Não temos tantas estradas pavimentadas. Muitas são as "estradas de chão", que trazem bastante trabalho para as máquinas, para a conservação das vias. Há cinco ou seis anos, tínhamos pouco tráfego nas estradas do nosso município. Nos últimos anos, com a vinda de duas cooperativas de grãos para o município, aumentou o tráfego de caminhões e outros veículos. Os transportes com cargas pesadas danificam bastante as estradas do município. Portanto, precisamos ter uma atenção especial para a conservação digna aos nossos munícipes, que são produtores e lutadores. Conheço bem o trabalho duro da produção de soja e fumo. Graças aos produtores terezinhenses que temos uma arrecadação boa no município para podermos ter uma boa administração municipal.
JATV: A senhora está atuando como prefeita da cidade. Cite três obras ou fatos marcantes do seu governo.
VALQUÍRIA: Foram muitas as ações e fatos marcantes. Mas gostaria de falar sobre a pavimentação da Serra do Alto Santa Terezinha, que é um trecho de grande importância, pois grande parte dos habitantes de Santa Terezinha transitam nesse trecho. Era um sonho, uma reivindicação antiga que foi efetuada. Portanto, essa pavimentação foi de grande valia, pois é uma ligação a BR-116, a SC-477 e a várias comunidades do município e também para escoar a produção. É o pontapé inicial, o início do sonho da pavimentação de ligação ao Planalto Norte.
Menciono também a regularização fundiária: A escritura feita de forma administrativa, dando também o registro do imóvel aos proprietários de terrenos, onde só tinham o contrato. A escritura dá mais dignidade, segurança e valoriza mais o imóvel.
Também foi feita a regularização das jazidas de pedras. Hoje o município tem as pedreiras legalizadas e o também tem a PC e o Britador para poder efetuar os serviços.
JATV: Como a chapa de pré-candidatos vê a força da agricultura do município?
VALQUÍRIA: A agricultura é o que movimenta o município de Santa Terezinha. É um povo muito trabalhador, que luta e constrói. É uma terra muito produtiva. O poder público tem um papel fundamental de auxiliar e dar condições para que se movimente a economia do município. Tem que ter projetos nesse sentido, que dê qualidade e aumento na produção agrícola no município.
JATV: Caso eleitos, como vocês esperam ter o relacionamento com a Câmara de Vereadores, e o que pretendem fazer para que tenha harmonia?
JOSAFAT: Com a Câmara, nós precisamos ter um bom diálogo. Uma conversa que seja sempre de amizade, dialogando e vendo as prioridades do nosso município para melhorar a vida dos munícipes. Um vereador que está legislando em prol do município, está atendendo ao seu povo, o povo que o elegeu. Para a administração ter êxito, precisa sempre do apoio da Câmara de Vereadores.
JATV: Assim que começar a campanha, qual será a postura da coligação de vocês? Farão críticas aos adversários, falarão das suas propostas...?
JOSAFAT: Nós como pré-candidatos, temos um perfil claro e objetivo de grande amizade, mas também com propostas dignas, respeito às nossas eleitoras e aos nossos eleitores e a todos os munícipes que trabalham e produzem no nosso município.
JATV: Sobre a questão da transparência nos atos públicos, a senhora se compromete com a população de anunciar, deixando claros os principais atos do seu possível mandato?
VALQUÍRIA: Sim, com certeza. Até porque a transparência é um dos princípios da administração pública.
JATV: Sobre a Festa do Mel, caso vocês sejam eleitos, esse evento continuará no calendário municipal? Se sim, com eventos nacionais ou apenas locais?
VALQUÍRIA: A Festa Regional do Mel é conhecida em todo o estado de Santa Catarina. É uma grande festa, e com certeza, será incluída na programação das festividades do município, fazendo uma programação especial para todos os gostos e idades com shows nacionais. É claro que isso acontecerá se a pandemia passar e a nossa vida voltar ao normal.
JATV: Qual tipo de parceria a administração pública deve ter com o hospital da cidade de Rio do Campo, segundo a avaliação de vocês?
JOSAFAT: Fui vereador de 2004 a 2008. A grande reivindicação da população era o convênio com os hospitais de Rio do Campo, Papanduva e Itaiópolis. Há pouco tempo, temos o convênio com Rio do Campo. A população da parte baixa do município tem mais facilidade de procurar o hospital de Rio do Campo. Já a população do norte do município, ou seja, Craveiro, Bley Pombas, Colorado e Entre Rios, tem mais facilidade de procurar os hospitais de Papanduva, Itaiópolis ou Mafra. É importante termos convênio com Rio do Campo, mas também com Papanduva, Mafra e Itaiópolis. Assim sendo, temos noção da responsabilidade fiscal, dos recursos e das receitas que temos para aplicar na saúde do município e também nos convênios.
JATV: Por qual motivo o senhor gostaria de ser vice-prefeito de Santa Terezinha, tendo em vista que é pré-candidato?
JOSAFAT: Eu sempre tive um sonho de ajudar a população, encurtando a distância entre a sede e a população do norte do município. Honestidade, seriedade e confiança é o que nós propomos, pois é assim que nós somos. Como pré-candidato, quero deixar claro que tenho a consciência do que é certo e errado.
JATV: Antes de finalizar a nossa entrevista, queremos saber uma promessa de vocês para os próximos anos, caso eleitos. O que, de marcante podem prometer que ficará marcado no mandato de vocês em uma possível vitória nas eleições? Alguma obra ou novidade que implantarão...
VALQUÍRIA: Ainda somos pré-candidatos. Será elaborado um plano de governo de acordo com as prioridades e necessidades da população. A reivindicação da população será ouvida e será concluído o plano de governo. Mas o que são importantes, são as pessoas de Santa Terezinha. As ações e os trabalhos devem sempre ser voltados para atender às necessidades da população. Aproximar o governo das pessoas. Fazer com que os serviços públicos cheguem até as pessoas. De que adianta realizar uma grande obra ou uma grande construção, se as pessoas não tiverem acesso e não usufruírem. Penso que o importante é atender as pessoas. É fazer com que as pessoas tenham oportunidade. Na agricultura, é um grande desafio fortalecer ainda mais o ramo no município. Trazer melhorias também no perímetro urbano, zelar pelo patrimônio público e também pelo cuidado com as pessoas. A maior obra, eu não tenho dúvida, que é o atendimento às pessoas. É isso que entendo. Precisamos fazer a diferença na vida das pessoas, encurtar as distâncias como disse o Josafat.
JATV: Por qual motivo a senhora gostaria de ser novamente a prefeita de Santa Terezinha, tendo em vista que é pré-candidata?
VALQUÍRIA: Pelo amor e pelo respeito ao município de Santa Terezinha e às pessoas que lá residem. Pela honestidade, pelo comprometimento, pela determinação de fazer o melhor e também, por fazer entender que existem pessoas boas e sérias na política.
Deixe seu comentário