Nego Ferens deve deixar mais de 1 milhão de reais no caixa da prefeitura
Há pouco mais de um mês para a transição do cargo de prefeito de Santa Terezinha, Valdecir Ferens, em entrevista ao JATV, relatou como deixará a situação administrativa do município para a prefeita eleita, Valquíria. Ferens afirmou que o município se encontra em uma situação financeira confortável "Acredito que deveremos entregar o município com um valor aproximado de 2 milhões em caixa da prefeitura. Por exemplo, se fossemos entregar o município hoje para a prefeita eleita, ela receberia o município com 3 milhões no caixa da prefeitura, claro que têm algumas contas vinculadas, e sem nenhum real de dívida. Considero que minha maior obra, administrando o município de Santa Terezinha, é deixar o município sem nenhum centavo de dívida. Tanto é que tínhamos uma dívida junto à COHAB que venceria em 2018 e mesmo essa nós quitamos para ficar completamente zerada a questão de dívidas, de financiamentos e precatórias. Há poucos dias atrás pagamos uma precatória de 182 mil reais, que era referente uma morte que ocorreu em 2005. Pagamos essa de 182 mil reais e uma outra, já em 2014, no valor de 96 mil reais. Então, administrativamente, a próxima prefeita receberá tudo em dia, principalmente a questão financeira do município", comenta Ferens.
Além da parte burocrática administrativa, na parte física o município também está estruturado. Na questão de máquinas, veículos, Santa Terezinha conta com uma frota muito boa de máquinas novas, de veículos novos. "Só nos últimos três meses recebemos uma Ducato da Secretaria de Saúde do Estado, zero km. Compramos mais uma ambulância zero km. Compramos um caminhão novo, no valor de R$ 234.990,00, para o DMER. Então está bem estruturada a nossa prefeitura", cita o prefeito.
A transição administrativa e governamental do município está sendo tratada "Já estamos tratando da transição, venho conversando com a prefeita eleita desde após o término das eleições. Porque penso que a eleição é um fato, após isso temos que pensar no nosso município, o que é melhor para nossa cidade. Então já tivemos algumas reuniões, a prefeitura está aberta para ela e toda sua equipe, já temos montado a equipe de transição tanto de nossa parte, quanto da dela. Estamos fazendo a tratativa para que a comissão, por parte da prefeita e vice, eleitos, já estejam acompanhando os relatórios, enfim, desde contratos, sugeri a ela que pegasse os relatórios dos contratos. E aqueles que fossem de seu interesse que houvesse aditivo de prazo, prorrogação de prazo. Farei só o que tratarmos na transição e o que for melhor para Santa Terezinha e para a próxima gestão que aí virá".
Tem muita coisa que Nego Ferens gostaria de ter feito durante a sua administração, mas não foi possível "Quando eleito se faz planejamentos, contudo no percurso surgem os problemas. Como tivemos a questão da queda da receita nos últimos anos, a questão climática que destruiu a maioria dos municípios do nosso estado. E Santa Terezinha tem uma malha viária muito grande, arrancou muitos bueiros, muitas pontes, mas corremos atrás de recursos, tivemos ajuda da Defesa Civil. Inclusive algumas obras estão em andamento, que não serão finalizadas no nosso mandato, mas estão em andamento duas grandes pontes. Na comunidade da Barra da Prata, uma ponte de 72 metros de comprimento e 5,8 metros de largura, um investimento de um milhão e quatrocentos e quarenta e quatro mil reais. Também a ponte entre o Craveiro e a Iracema, uma ponte de 54 metros de comprimento por 5,7 de largura, que a cabeceira ficará pronta nos próximos dias e a empresa está trabalhando para terminar o quanto antes possível. Acreditamos que no ano que vem ficará pronta, mais um grande trabalho nosso", relata Ferens.
Segundo o atual prefeito terezinhense várias obras ainda estão ocorrendo, inclusive na malha viária "Demos uma melhorada na nossa malha viária, com investimentos nos últimos dois meses de mais de 250 mil reais em britas, no qual já transportamos mais de 400 cargas, melhorando assim as nossas estradas. Estamos entregando para a comunidade do Rio da Anta uma Unidade de Saúde de 355 metros quadrados para maior comodidade e conforto aos servidores e à população. Está em fase de acabamento uma quadra coberta de 690 metros quadrados, na comunidade do Itaió Sertão. Estão sendo instaladas três academias ao ar livre, uma no Distrito do Craveiro, outra no Rio da Anta e outra na comunidade do Itaió Sertão. São várias obras que estão em andamento, por exemplo, estamos construindo uma creche de mais de um milhão de reais. Então são todas obras que estão encaminhadas e que a próxima gestão terá o compromisso de terminá-las e entregar à população, para que venham trazer o bem estar ao povo terezinhense".
Ferens já ocupou todas as cadeiras do poder público de Santa Terezinha e relata como foi esse período como prefeito
Nego Ferens comenta como foi ser prefeito durante esse período "Eu tive a oportunidade de passar pelo Poder Legislativo, sendo vereador, o vereador mais jovem eleito de Santa Terezinha, na época, quando me elegi com 20 anos, assumi com 21 anos de idade. E também tive a oportunidade de ser duas vezes vice-prefeito e agora prefeito. Tem o lado bom, tem o lado de dificuldade, mas foi uma boa experiência. Dediquei-me, fiz tudo o que poderia ter sido feito nesse momento de dificuldade, saio com a cabeça erguida, com dever cumprido, muitas obras realizadas em Santa Terezinha. Se falar só de obras cobertas, construímos um ginásio de esportes, o Centro Integrado de Esportes e Lazer com 2.284 metros quadrados. Se contar tudo o que foi feito, em todo o município, são mais de 6 mil metros quadrados de obras construídas, além dessas pontes que foram uma conquista junto ao Ministério da Integração Nacional. Corremos atrás de recursos, tivemos sim muito apoio do estado, do governo federal, e com muita economia, com recursos do município, conseguimos fazer muitas aquisições, como por exemplo se falarmos de caminhões, foram cinco aquisições, cinco caminhões, alguns com recursos próprios, outros com convênios. Foram duas retroescavadeiras, uma patrola pelo PAC, além de duas Doblôs, vários Gols, enfim, são 26 aquisições entre máquinas e veículos. Que estão aí, são patrimônios do povo de Santa Terezinha".
Para o dia 1º de janeiro de 2017 Nego Ferens já tem planos dos seus bens particulares "Eu sou agricultor e também tenho um pequeno comércio, vou cuidar das minhas coisas como sempre fiz. E procurar fazer corretamente na vida particular como procurei fazer na vida pública".
No momento Nego não tem nenhuma intenção política "Mas o tempo passa, veremos no futuro", finaliza.
"Considero que minha maior obra, administrando o município de Santa Terezinha, é deixar o município sem nenhum centavo de dívida"
A única dívida que o município tinha foi quitada
O contador da Prefeitura de Santa Terezinha, Neuri Miguel Kiichler, que trabalha nessa instituição há 16 anos, ressalta a realidade financeira da prefeitura "Falando dos recursos próprios, que hoje tocam o município, estamos com mais de um milhão em conta. Contando que temos duas receitas e três folhas de pagamentos, mas acredita-se que na virada do exercício sobrará recursos, inclusive recursos próprios em conta".
Foto: JATV
Sobre os recursos vinculados Neuri explica "Tem convênios em andamento, acredito que também ficaria em torno de 1 milhão em conta. Somando dois milhões com os recursos próprios em conta. Acredita-se que podemos virar o ano com cerca de um milhão e meio em convênios vinculados. Inclusive o FIA, que é uma conta que sobrará mais de 100 mil".
Com relação às dívidas do município, o Contador ressalta "Em questão de dívidas, tem a dívida fundada, dívida contraída e a dívida do próprio exercício, como credores, fornecedores. Do exercício atual pode ficar alguma coisa vinculada, alguma obra em andamento, restos a pagar, mas com cobertura financeira, dinheiro em caixa. E a dívida fundada, que é o anexo 16 da Lei, vai fechar o ano zerado, esse é o principal anexo das dívidas. Dívidas com outras entidades foram zeradas, quitadas. Como por exemplo a COHAB que iria até 2018 o prefeito foi lá, negociou esses boletos e foi quitado, foi pago mais de 80 mil. Então a COHAB está quitada, essa era a única dívida que o município tinha".
Neuri afirma que não haverá dívidas para a nova Administradora do Município "A próxima prefeita irá assumir a prefeitura sem dívidas, com certeza será mais fácil de administrar. É só ter uma equipe boa para trabalhar, ter pé no chão e tem tudo para fazer uma ótima administração".
Prefeita eleita se prepara para assumir o município
A prefeita eleita de Santa Terezinha, Valquíria Schwartz, após o resultado das eleições municipais, está em constante trabalho para assumir o executivo em 2017 "Desde o resultado no dia 2 de outubro, continuamos um trabalho de organização e planejamento, ganhamos a eleição baseado na organização, no planejamento e em ações eficientes. E é assim que queremos fazer na administração, um trabalho com muita eficiência. Fazer mais com menos gastos. E desde o início já estamos em contato com o Prefeito, estivemos na prefeitura já na primeira semana, conversamos com o prefeito. O qual deixou as portas da prefeitura abertas para conversarmos, para entrar e nos prepararmos para essa etapa de transição".
Foto: JATV
Valquíria e sua equipe buscam informações para poder agilizar algumas situações que precisam ser regularizadas "Nos primeiros dias já buscamos informações junto a Fatma e ao Ibama para saber a situação real das pedreiras do município. Para buscar agilidade na regularização, para podermos a partir de janeiro, estar explorando essas pedreiras para melhorias nas estradas. Nosso município tem mais de 1500 quilômetros de estradas de chão que necessitam de empedramento. Também estivemos em Florianópolis, visitando os gabinetes dos deputados, na Assembleia Legislativa buscando diálogo e pedindo esforços dos deputados estaduais para apoiarem nos serviços que queremos prestar ao município, com destinação de recursos. Já estivemos em Rio do Sul, na Amavi, vendo a parceria do consórcio da saúde, que é muito importante e necessário. Buscamos contato com médicos especialistas da região para estarem fazendo credenciamento para melhorar o atendimento em relação a consultas especializadas. E no último dia sete, participamos da viagem à Brasília na Marcha dos Prefeitos Eleitos, a qual foi de grande importância, buscando fortalecimento dos municípios, união em defesa das melhorias para nossos municípios, para nossa população. Na oportunidade fomos na Câmara dos Deputados, conversamos com os Senadores, Deputados Federais, catarinenses, que se comprometeram em estar enviando emendas parlamentares para Santa Terezinha para suprir as necessidades e fazer aquilo que é melhor para nossa população", explica Valquíria.
Quase todos os dias Valquíria está na prefeitura, participa de várias reuniões, reuniões com proprietários de loteamentos do município, reunião com agricultores da agricultura familiar que vendem para a merenda escolar, reunião com os moradores da comunidade Assentamento 25 de Maio, da Canela, para ajudar na abertura da Cozinha Industrial, pois lá existe uma obra belíssima que precisa ser colocada em funcionamento "A sugestão foi de abrir uma cooperativa para poder processar e comercializar os alimentos produzidos. Então já percebi que é de grande importância estar empenhado no sentido de estar contribuindo para termos o selo de inspeção municipal para que os agricultores possam produzir, processar e comercializar os produtos, ajudando assim na renda da agricultura familiar. Estamos bem ansiosos, queremos fazer um bom mandato. Assim como tivemos capacidade para ganhar a eleição, teremos capacidade para fazer um bom mandato atendendo bem a população", destaca Valquíria.
Valquíria e sua equipe estão frequentemente na prefeitura acompanhando os trabalhos das secretarias "Encaminhamos um ofício ao prefeito, citando nomes de pessoas da minha equipe para fazer parte da equipe de transição. O prefeito baixou um decreto deixando as secretarias e pessoas responsáveis, em cada secretaria, para disponibilizar as informações e contribuir nesse trabalho de etapa de transição. Hoje a minha preocupação é eleger as prioridades e deixar os serviços certos, funcionando, para no dia primeiro darmos continuidade. Na questão da saúde precisamos fazer a licitação de combustível, questão dos professores que é importante fazer a escolha de vagas neste ano. Fazer licitação e contratar empresas, abrir o edital de seletivo para a contratação dos ACT's para o próximo ano, então isso exige tempo e é importante estar fazendo neste ano. No ofício entregue ao prefeito, citamos uma relação de itens que queremos estar informados e sabendo em relação aos conselhos, em relação às contas bancárias, em relação às leis, em relação ao concurso público, e vários outros itens. Contratos de obras e serviços de obras em andamento, relação dos conselhos municipais existentes e sua composição, também prestação de contas a serem realizadas até o final de 2016 e início de 2017. Inventário atualizado dos bens e patrimônios para acompanharmos e verificarmos todos os bens que a prefeitura tem, até porque a partir do momento que nós assumirmos será responsabilidade nossa. Temos que conhecer, saber a situação dos bens para poder prestar os serviços a partir de janeiro. Também em relação ao quadro de funcionários, em relação a listagem dos funcionários chamados do concurso, o prefeito prorrogou o concurso para mais dois anos, então temos que ter cuidado para fazer tudo o que está dentro da lei, tudo o que a lei permite. Em relação a recursos e dinheiro em caixa, conversei com o prefeito e com o contador, sabemos que tem dinheiro em caixa, mas sabemos também que ainda tem três pagamentos para fazer aos servidores, tem o pagamento do mês de novembro, tem o pagamento do mês de dezembro e o décimo terceiro e também sabemos que a folha de pagamento hoje chega próximo a 52%, então para saber um valor real de quanto ficará em caixa ainda é cedo para falar. No final do ano, no encerramento do mandato é que poderemos afirmar quanto restará. Também na viagem que fizemos à Brasília fomos informados do recurso que veio para o município, que é o repatriamento, é um recurso vindo do imposto daquelas pessoas que têm dinheiro no exterior que agora seria cobrado imposto desse dinheiro que foi repassado para os municípios, então é um valor a mais que veio e que somará no caixa dos municípios de todo o Brasil".
Sobre a equipe que irá trabalhar junto com Valquíria, ela destaca "Nossa coligação não teve promessa de cargos, de empregos, era a união de um grupo de pessoas que eram de várias siglas partidárias para fazer o melhor para o município. As pessoas acreditaram na nossa proposta, no nosso plano e queremos fazer um bom trabalho. Estamos conversando ainda, iremos reduzir as despesas, no primeiro momento queremos organizar e planejar os serviços. A maioria dos funcionários que temos hoje na prefeitura são efetivos. Queremos economizar no primeiro momento, teremos poucos funcionários comissionados, trabalharemos com o quadro dos efetivos que temos e prestaremos um bom serviço à população".
Deixe seu comentário