logo RCN
Santa Terezinha

Secretaria da Agricultura foi destaque em Santa Terezinha

Aquisições e ações não faltaram nos últimos quatro anos

O interior do município de Santa Terezinha recebeu atenção especial da Administração Municipal. Somente em 2020, cerca de 130 viagens de calcário e esterco para os agricultores foram realizadas, totalizando 2000 toneladas.

Entre as aquisições, destaque para os equipamentos agrícolas adquiridos, como calcareadeiras de 3.000 kg 5.500 kg e 6.000 kg. Quase 11.000 toneladas de calcário foram transportadas com subsídio do frete. Houve também a aquisição de duas Saveiros para facilitar o manejo de transporte de merenda escolar e para visitas e orientações técnicas. Foram comprados também dois tratores traçados com o objetivo de prestar diversos serviços aos agricultores de várias localidades do município que possui uma extensa área rural. Uma retroescavadeira gabinada também foi adquiria com essa finalidade.

Aliás, aquisições não faltaram nos últimos quatro anos. Prova disso é que foram adquiridos também equipamentos agrícolas e distribuídos nas comunidades, intendência e associações com o objetivo de auxiliar o maior número de agricultores no município.

O acordo de cooperação técnica com o Incra rendeu bons frutos para a cidade. Foram elaborados cerca de 80 projetos de Fomento Mulher, auxiliando as mulheres agricultoras de Santa Terezinha a desenvolverem uma renda extra, podendo dar mais autonomia às que trabalham na zona rural.

O município também desenvolveu o Seminário Regional da Agricultura familiar no Rio da Anta, sendo uma parceria da Secretaria da Agricultura com a Epagri. Vale ressaltar também o Seminário de Grãos, foi feito através de parceria entre a Secretaria da Agricultura e Epagri. Outro Seminário com ampla visitação foi o de apicultura.

Os responsáveis pelo setor destacam ainda a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, proporcionando ao produtor rural um local adequado de descarte desse tipo material que pode ser tão nocivo ao agricultor.

A prefeita Valquíria destaca também a implantação do projeto "Erva-Mate mais Energia", criado por lei com o objetivo de recuperar áreas degradadas e gerar mais uma fonte de renda alternativa aos agricultores familiares e contribuindo com a limpeza embaixo das redes de energia.

Por fim, a participação e luta constante na luta pelas escrituras junto ao Incra das Famílias dos Assentamentos também é destaque.

Anterior

Saúde foi muito bem cuidada em Santa Terezinha

Próximo

Educação vira marca da Administração de Santa Terezinha

Deixe seu comentário