Idosa encontrada sem vida em açude será sepultada nesta quarta-feira |
O que as pessoas podem fazer para amenizar ou até mesmo evita todos esses transtornos?
A prefeitura municipal de Santa Terezinha por meio da secretaria municipal de saúde, em parceria com os setores de endemias e a vigilância sanitária, informa aos seus munícipes a importância e os cuidados que devem ter como o Aedes Aegypti, mosquito vetor que causa entre outras doenças, a Dengue, Zika Vírus e a Febre Chikungunya.
Para isso, promoveu a semana de mobilização contra o Aedes Aegypti. O intuito da atividade foi mostrar que essas doenças causadas pelo mosquito são muito perigosas e podem levar a pessoa infectada à morte. É sabido que o problema de saúde é causado pela picada do mosquito e para que isso não aconteça, a recomendação é que se evite o acúmulo de água que fica parada em qualquer que seja o recipiente, pois assim, evita-se que o mosquito coloque seus ovos e procrie. Estamos no período da primavera/verão, onde ocorrem chuvas com mais frequência e associada as altas temperaturas proporcionam condições favoráveis para o desenvolvimento do mosquito.
O que as pessoas podem fazer para amenizar ou até mesmo evita todos esses transtornos?
Fazer uma inspeção no entorno da casa e de toda a propriedade para ver se não encontra pontos de água parada após uma chuva, pois se não observado, esses pontos poderão ser futuros focos de procriação do mosquito. Caso encontre água acumulada em algum recipiente, faça a drenagem e a limpeza do local deixando-o seco. No caso de vasos de plantas que são irrigados, coloque areia nos pratos; dessa forma se manterá a umidade não dando condições ao mosquito. Muito importante manter os ambientes livres de água parada e limpa.
Assim como há as regras de segurança contra o Covid - 19 quanto à sua prevenção que é o uso de máscaras, especialmente em ambientes coletivos, álcool em gel 70% para a desinfecção das mãos e o distanciamento social, há, e não menos importante, a 'Etiqueta da Dengue' que é basicamente preventivo, com ações simples e muito eficazes para combater a proliferação do mosquito transmissor evitando assim as doenças por ele causadas.
Deixe seu comentário