Convênio tem parceria com INCRA em acordo de Cooperação Técnica
A administração Municipal de Santa Terezinha através da Secretaria de Agricultura buscou parceria junto ao INCRA e assinou termos de cooperação técnica. As atividades foram implementadas na sala da cidadania junto à Secretaria de Agricultura.
O projeto contempla as mulheres assentadas na área rural do município. Para participar, as mulheres procuram a sala da cidadania e conversam com o técnico responsável que ajuda e orienta na escolha e tomada de decisão, analisando inclusive a viabilidade econômica. E auxilia elaborando o projeto.
Através desta parceria com o Incra foram elaborados 66 projetos de 'Fomento Mulher' no valor de 5 mil reais cada. Na visão da prefeita Valquíria, esta iniciativa do município traz importantes benefícios para as mulheres contempladas. "O objetivo principal desse incentivo é gerar renda extra e diversificar a propriedade, não ficando a área dependendo de uma só cultura, mas sim gerando uma renda com a venda de produtos por elas produzidos", cita Valquíria.
Contemplada com o projeto fomento, a produtora rural receberá 5 mil reais com rebate de 80%, ou seja, do montante pagará apenas o equivalente a mil reais acrescidos de 0,50%. "A assentada paga este valor de pouco mais de mil reais após um ano", explica a Prefeita que afirma "Esse projeto além de valorizar e melhorar a qualidade de vida da família de cada mulher com renda extra, também movimenta a economia da cidade".
O município de Santa Terezinha conta com quatro áreas de assentamentos: O Assentamento 25 de Maio, Morro do Taió I e II e o Nova Conquista. Para a participação no projeto Fomento Mulher há uma grande procura das mulheres assentadas, diz a Prefeita. "Procuramos organizar com agendamentos, pois a partir do momento que algumas se inscreveram, aumentou a procura". A administração municipal está buscando mais programas para auxiliar essas áreas rurais.
Mulheres que foram contempladas falam da importância do projeto
Vardeli Monteiro, tem 55 anos, é natural de Rio do Campo e mora em Santa Terezinha há 24 anos, sempre no Assentamento Morro do Taió II. É casada com Nelson Goetten de Souza, tem 5 filhos, três homens e duas mulheres.
A principal renda da família de Vardeli é a plantação de fumo, no entanto, através do projeto Fomento Mulher uma nova atividade pôde ser implantada na propriedade. "Me inscrevi e fui contemplada com 5 mil reais. Com esse valor instalamos chiqueiros para criar e comercializar porcos. Uma renda a mais com boa saída, principalmente no final do ano", conta Vardeli.
A agricultora afirma que a ajuda da Secretaria Municipal de Agricultura através do atendimento na sala da cidadania foi essencial para ela receber o valor "Eu nunca tinha ido na sala da cidadania, mas nessa vez que precisei fui muito bem atendida. E o rapaz veio na minha casa para a gente assinar o contrato. A questão da documentação foi toda encaminhada por eles, não nos preocupamos com nada", menciona Vardeli.
"Como mulher do campo me sinto feliz pela valorização que recebi através desse recurso. É um dinheiro a mais na propriedade e outra atividade que ajuda bastante", expressa a agricultora e finaliza com agradecimentos "Agradeço muito a prefeita que ajudou bastante, também ao funcionário da prefeitura, o Silvano, que é muito legal com a gente. Agradeço por tudo que fizeram por nós".
Deixe seu comentário