logo RCN
Eleições 2020

Pré-candidatos a prefeito de Santa Terezinha concedem entrevista ao JATV

Alois Zator (PSL) e Antônio Reiberg (PSDB) foram entrevistados

O Jornal A Tribuna do Vale recebeu na redação, uma das chapas de pré-candidatos a prefeito de Santa Terezinha. Trata-se de Alois Zator (PSL) e Antônio Reiberg (PSDB). Para assistir a entrevista na íntegra, basta acessar o Facebook ou o YouTube do JATV. Confira os principais trechos:


JATV: Gostaríamos que o senhor se apresentasse aos eleitores de Santa Terezinha.

ALOIS: Sou nascido em Santa Terezinha, antigamente pertencente a Itaiópolis e fiz minha escolaridade em colégio interno de padres. Em 1973, fui professor em Santa Terezinha, no ano seguinte fui para o exército e depois, retornei para ser agricultor. Fui empresário do ramo madeireiro, onde atuei por 30 anos. Atualmente, estou em uma união estável, sou pai de quatro filhos e sempre fui muito patriota. Participei de diretorias de igrejas e escolas e fui vice-presidente da comissão de emancipação de Santa Terezinha. Encontramos várias dificuldades. Lutamos muito para conseguir isso. Após emancipada, a cidade encontrou grandes dificuldades. O primeiro prefeito, Valmir Schlatter, encontrou um município sem uma mesa ou cadeira. Participei do outro pleito, fui vitorioso e continuei a história de Santa Terezinha.


JATV: Gostaríamos que o senhor se apresentasse aos eleitores de Santa Terezinha.

ANTÔNIO: Sou nascido e criado em Santa Terezinha, cidade em que resido. Sou casado e pai de dois filhos. Fui vereador por dois mandatos, sendo em um deles o mais votado do município e sou pré-candidato pelo PSDB a vice-prefeito.


JATV: Santa Terezinha possui 1.800 km de estradas municipais. Se alinhasse todas essas ruas, corresponderia a distância que liga a cidade até Brasília. Como cuidar dos quase 9.000 habitantes que vivem tão espalhados na cidade?

ANTÔNIO: Isso não me preocupa, pois teremos uma boa equipe trabalhando. Motivaremos os funcionários públicos e teremos um trabalho bem qualificado. Com a experiência do Alois que já foi prefeito da cidade, e eu que já fui vereador, não teremos problema nessa parte.


JATV: O senhor já atuou como prefeito da cidade. Cite três obras ou fatos marcantes do seu governo.

ALOIS: Da nossa época de prefeito, temos obra até em Rio do Campo. O Fórum da Comarca foi instalado nessa cidade após fazermos muita força. A extensão do asfalto que liga Rio do Campo a Santa Terezinha também foi conquista nossa. O asfalto na Rua Bruno Pieczarka também foi obra nossa, em quase 80% da sua extensão. Além disso, quem chega na cidade se depara com uma grande obra: o Parque Mata Nativa. Foi aquisição nossa. Nós desapropriamos aquela área e colocamos para funcionar.

Tivemos também o processo de nucleação. Na época em que fui prefeito, tínhamos dois cidadãos de Santa Terezinha que cursavam faculdade. Hoje temos mais de duzentos. Vejam os frutos que isso trouxe. Todo esse empenho se reverteu em obras.

O Morro do Taió, grande ponto turístico, também recebeu obra nossa.


JATV: Sabemos que Santa Terezinha tem um lado agrícola muito forte. Como vocês veem a agricultura do município?

ALOIS: É bastante preocupante hoje. Quando fui prefeito, tínhamos os programas para a diversificação da agricultura. Hoje, temos quase a monocultura do fumo. Ainda é um bom negócio. Mas há uma campanha mundial para a erradicação do fumo no planeta. Tem pouca diversificação com gado, soja e outras culturas. Quando implantamos a bacia leiteira em Santa Terezinha, produzíamos cerca de 20% a mais de leite do que hoje. Tínhamos um programa na Barra da Prata, onde entregávamos dois caminhões de citricultura na safra, dávamos assistência técnica, mudas e logística. Hoje não existe mais esse projeto. Poucos políticos perceberam que temos um povo muito trabalhador. Qualquer bom plano que se implantar, dará frutos.


JATV: Caso eleitos, como vocês esperam ter o relacionamento com a Câmara de Vereadores, e o que pretendem fazer para que tenham harmonia?

ANTÔNIO: Com a Câmara, não teremos problema. Somos amigos de todos os pré-candidatos a vereador. Foram todos bem escolhidos, são pessoas inteligentes. Não teremos problema para termos um bom relacionamento, porque o prefeito mandará os projetos com boa intenção e negociaremos com a Câmara conversando.


JATV: Assim que começar a campanha, qual será a postura da coligação de vocês? Farão críticas aos adversários, falarão das suas propostas...?

ANTÔNIO: Faremos um bom plano de governo. Não vamos criticar. Apresentaremos os nossos projetos para o povo e também os nossos objetivos.


JATV: Sobre a questão da transparência nos atos públicos, o senhor se compromete com a população de anunciar, deixando claros os principais atos do seu possível mandato?

ALOIS: Com certeza. Usaremos a rádio da cidade em um programa semanal, onde vamos expor os trabalhos feitos, e todos ficarão sabendo das nossas ações. Temos hoje também o Portal de Transparência que é algo certo e necessário.


JATV: Sobre a Festa do Mel, caso vocês sejam eleitos, esse evento continuará no calendário municipal? Se sim, com eventos nacionais ou apenas locais?

ALOIS: Tive a felicidade de ser o primeiro a fazer a Festa do Mel. Até então, não tinha esse nome, era apenas a festa do município. Creio que a primeira edição foi a maior de todos os tempos. Fizemos com a participação da comunidade, sem terceirizar. Ainda era um pouco improvisado. Por isso, fizemos várias construções e ainda estava pequeno. Cada prefeito fez um pouco e hoje temos uma grande construção feita pelo ex-prefeito Nego Ferens. A Festa continuará, pois é onde se concentra o maior número de pessoas em Santa Terezinha. Colocamos na primeira festa mais de 200 artistas e dançarinos. Com a experiência adquirida desde lá, faremos um evento sensacional com shows nacionais para divulgar o nosso município.


JATV: Qual tipo de parceria a administração pública deve ter com o hospital da cidade de Rio do Campo, segundo a avaliação de vocês?

ANTÔNIO: Pretendemos manter o atual convênio e até aumentar um pouco a parceria. Também já temos convênio com o Hospital de Papanduva, mas precisamos de parceria com os hospitais de Itaiópolis e Vitor Meireles para facilitar o acesso da população daquela região da nossa cidade ao hospital.


JATV: Por qual motivo o senhor gostaria de ser vice-prefeito de Santa Terezinha, tendo em vista que é pré-candidato?

ANTÔNIO: Aceitei esse desafio após a decisão do partido. O PSDB me indicou e eu aceitei.


JATV: Antes de finalizar a nossa entrevista, queremos saber uma promessa de vocês para os próximos anos, caso eleitos. O que, de marcante podem prometer que ficará marcado no mandato de vocês em uma possível vitória nas eleições? Alguma obra ou novidade que implantarão...

ALOIS: Continuaremos as obras já iniciadas. Queremos concluir a grande creche da cidade. Temos duas pontes conseguidas com verbas do Governo Federal pelo ex-prefeito Nego Ferens, uma na Barra da Prata e outra no Craveiro, que é fácil de terminar. Lutaremos pelo asfalto que nos liga ao Planalto Catarinense. É injustificável terminar essa rodovia na nossa cidade. Vamos diversificar a agricultura, não ficaremos com cultura monopolizada.

Quando fui prefeito, também tive muito êxito no conserto das estradas, e queremos fazer isso novamente. Carros, caminhões e transporte escolar sofrem muito e correm riscos hoje em dia. Será investido pesado em agricultura e obras.

Pontos turísticos, como o Morro do Taió, são administrados por voluntários. O poder público precisa ajudar. Temos interesse em montar um Jardim Botânico e temos praticamente todas as diversidades da mata nativa na cidade para visitação.

Na saúde, temos um plano que ficará marcado no estado, no Brasil, e talvez até no Sul da América. Terá lucro para a sociedade, ajudará a saúde e nos próximos dias, divulgaremos. Vamos trabalhar com muita criatividade, coletando ideias e estando em sintonia. Tenho muita fé. Acho que a solução para o homem está do joelho para baixo. Temos que ajoelhar e olhar para o céu pelo menos um minuto por dia. Sendo iluminado, colocará seus planos em prática.


JATV: Por qual motivo o senhor gostaria de ser novamente o prefeito de Santa Terezinha, tendo em vista que é pré-candidato?

ALOIS: Cada um tem o seu talento. O meu é ser patriota e trabalhar pelos outros. Hoje a política criou muita discriminação entre os partidos políticos, gerando guerra nos municípios. Nosso grupo de pré-candidatos a vereador são de uma excelente qualidade. Quero usar minha experiência e a boa vontade do nosso povo para "levantar" Santa Terezinha. Implantando nossos programas, ouvindo e povo e trabalhando bastante, faremos de Santa Terezinha uma cidade modelo. O prefeito é um funcionário público. Tem que fazer a coisa funcionar para o povo. 

Anterior

Máscaras: Cultura Ucraniana estampa nova tendência em Santa Terezinha

Próximo

Chapa de pré-candidatos a prefeito de Santa Terezinha será entrevistada pelo JATV

Deixe seu comentário