As aulas iniciaram na última semana e para o novo ano letivo os cardápios já estão preparados. "A merenda escolar é uma das maiores prioridades da Secretaria de Educação de Santa Terezinha, pois uma alimentação bem balanceada e equilibrada em relação a nutrientes e minerais reflete no melhor aprendizado dos alunos", afirma Marília Donadeli Pavoski, nutricionista responsável.
Em parceria com as equipes gestoras das escolas, a variedade e a qualidade dos alimentos, aliados aos hábitos alimentares locais e aos alimentos da agricultura familiar são os pontos chave considerados pelo setor.
Santa Terezinha é destaque no Alto Vale pelo fato de ser o município que mais adquire alimentos da agricultura familiar, há três anos consecutivos atinge 100% de todo o recurso proveniente do governo federal. As entregas da agricultura familiar são feitas quinzenalmente, o município coleta nas propriedades e depois a cooperativa entrega nas escolas. São, em média, dez famílias envolvidas na produção dos alimentos da merenda escolar.
A Nutricionista Marília, que atua há 11 anos junto à Secretaria de Educação do município, diz que os cardápios do ensino fundamental são elaborados mensalmente e das creches de três em três meses. "Os cardápios são elaborados conforme faixa etária e necessidades nutricionais específicas de cada grupo", conta.
Cada unidade escolar tem seu próprio cardápio, as alterações são feitas de uma escola para outra devido a horários e costumes alimentares locais diferenciados. "Sempre que tiver necessidade de introduzir novos alimentos elaboramos novas preparações e depois realizamos um teste de aceitabilidade com os alunos, para ver se essa preparação foi realmente aceita por eles", explica a nutricionista.
Com os cardápios em mãos, as manipuladoras de alimentos do município são preparadas para elaborar a merenda. Tanto elas como as auxiliares de limpeza recebem capacitações, geralmente a cada seis meses. Nos treinamentos os temas são variados, entre eles: Manipulação de alimentos, culinária e empoderamento feminino. Nesses períodos as profissionais também fazem visitas a pequenas empresas que fornecem alimentos para as unidades escolares do município.
A alta média na qualidade da merenda escolar é fruto da aliança com a Agricultura Familiar, mas também por parcerias entre Secretaria da Educação, Secretaria de Agricultura, Epagri, sindicato e cooperativa que são mantidas e valorizadas.
A merenda escolar do município já foi premiada a nível nacional e continua digna de premiação. Para a Nutricionista Marília, um dos fatores que mais se destaca é o consumo de alimentos locais. "Sendo que esses possuem menor uso de agrotóxicos, ou seja, são considerados alimentos agroecológicos. Estamos a cada ano que passa eliminando mais os alimentos industrializados e incluindo alimentos vindos direto da terra", finaliza.
Deixe seu comentário