O município de Santa Terezinha foi beneficiado pelo Ministério da Saúde com um incentivo financeiro para investir em melhorias junto a Farmácia Básica Municipal. O bônus foi repassado através do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS).
Este Programa Nacional de Qualificação foi instituído pela Portaria nº 1214/GM/MS, de 13 de junho de 2012, cuja materialidade está atualmente disposta na Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.
O repasse para o setor de saúde de Santa Terezinha ocorreu devido a farmacêutica do município fazer o curso e manter a utilização e atualização constante da base de dados junto ao Sistema Horus, através do qual é feita toda a parte de assistência farmacêutica básica.
O valor recebido do Ministério da Saúde foi de 29.092,64 mil reais para investimentos em infraestrutura da farmácia básica do município.
Investimentos realizados com o valor recebido:
- Móveis planejados para a farmácia central
- 01 Refrigerador Frost Free duplex branco, capacidade 440 litros
- 03 Impressoras
- 02 Cadeiras
- 02 Nobreaks 1500 VA
- 02 Notebooks 8 GB RAM
- 02 Suportes para notebook
- 01 Mesa de trabalho 1,0 m.
- 01 Condicionador de ar split inverter 12.000 btu/h
- 01 Condicionador de ar split inverter 18.000 btu/h
- 02 Caixas térmicas com termômetro digital, capacidade de 15 litros.
Além desse valor de investimento foi recebido 24 mil para custeio, onde serão utilizados como forma de incentivo pelo trabalho que o município vem realizando junto ao Qualifar-SUS e pela utilização e atualização do Sistema Horus. É importante frisar que esses valores não podem ser gastos com medicamentos, somente para melhorias dos serviços.
PMS
Deixe seu comentário