logo RCN
Obras

Casan inicia obras de captação de água em Santa Terezinha

Poço artesiano de 270 metros de profundidade foi perfurado

Depois de um longo período de espera e de vários trâmites para solucionar o problema da falta de água no município de Santa Terezinha, nesta semana a Casan iniciou as obras nos novos pontos de captação. "Essas obras definitivamente trarão a solução para a escassez no fornecimento de água à população", diz o secretário de administração do município, Edivar Stopa.

Edivar comemora as primeiras ações da Casan "Finalmente no último final de semana, sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31) ocorreu a perfuração de um dos novos pontos de captação, o poço artesiano na propriedade do senhor Vilson Blonkowski, no centro da cidade. Uma obra tão esperada no município", diz Edivar.

Segundo o secretário, são ações conjuntas, entre a administração municipal, Casan e proprietários dos imóveis onde estão sendo feitos investimentos para as novas captações, que proporcionam um novo tempo em relação ao fornecimento de água no município. "O município está sendo bem resiliente, buscando alternativas para solucionar de vez esse problema", comenta Stopa.

Com a finalização do processo de captação no poço perfurado recentemente, serão quase cem mil litros d'água diariamente "Quanto à quantidade em litros, ainda não temos resultados precisos, mas a Casan comenta em 4 mil litros por hora, serão cerca de 90, 100 mil litros em um dia. Se esse cálculo prévio, em litros, se confirmar, certamente vai amenizar o problema da falta d'água", cita Edivar. O poço artesiano foi perfurado com uma profundidade média de 270 metros "A profundidade chegou quase no limite da metragem que a empresa que executou conseguiria fazer".

Após a perfuração, a Casan coletou amostras de água que já foram encaminhadas ao laboratório central. Com o resultado da análise, o próximo passo será a tubulação até a central de fornecimento da Casan no município, a ET - Estação de Tratamento. Em média, 100 mil reais foi o custo para a perfuração do poço. Valor custeado pela Casan

Para finalmente solucionar o problema de água em santa Terezinha, nos próximos dias a Casan estará efetuando mais obras "São as obras de tubulação para captação na propriedade do senhor Silvestre Paulhak, na Tifa São Vicente. Os tubos para a obra já estão no pátio da prefeitura. São cerca de cinco mil metros de tubo", comenta Edivar e acrescenta "Estamos aguardando apenas a questão de padrão de energia elétrica que requer alguns trâmites mais burocráticos. Mas assim que esta questão estiver ok, a Casan estará iniciando a obra também".

O objetivo da administração municipal é solucionar de vez o problema de água, afirma Edivar. "Tendo em vista que há anos se fala e se pede solução e não se tinha ido a fundo para solucionar. Mas dessa vez a prefeita Valquíria foi bem efetiva na solicitação junto à Casan e outros órgãos trazendo a solução para o município", finaliza Edivar.

  

Anterior

Coronavírus: Governo do Estado confirma erro em contagem, em Santa Terezinha

Próximo

Coronavírus: Governo de SC teria errado número de casos confirmados em Santa Terezinha

Deixe seu comentário