Santa Catarina recebe robô para operações antibomba
Robô pode chegar a dois metros de altura, sendo controlado remotamente a até um quilômetro de distância do local da intervenção
data-filename="retriever" style="width: 710.4px; height: 474.908px;">
Robô reforça equipe de antibombas do Estado - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/ND
A Polícia Militar de Santa Catarina recebeu um reforço importante para o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) na tarde desta terça-feira (14). A corporação passou a contar com um robô antibomba, que recebeu o nome de Teodor, adquirido pelo governo federal por um custo aproximado de R$ 1,1 milhão.
Segundo a governadora em exercício, Daniela Reinehr, a máquina ajudará não apenas na desativação de artefatos explosivos, mas também na preservação da vidas dos agentes de segurança.
O robô pode chegar a dois metros de altura, sendo controlado remotamente a até um quilômetro de distância do local da intervenção. A operação da máquina ficará a cargo do Cobra (Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto), do Bope. Com a doação, Santa Catarina passa a ser um dos cinco estados do Brasil a possuir o aparelho.
Para o secretário nacional da Segurança Pública substituto, Freibergue Rubem do Nascimento, o fato de Santa Catarina ter conquistado padrões de excelência na área de Segurança Pública ajudou na escolha do Estado como destino do robô.
ND
Deixe seu comentário