logo RCN

Propriedades do sul do Brasil ofertam genética brangus na Expochapecó 2024

  • Foto: Associação Brasileira de Brangus -

Propriedades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná irão ofertar genética da raça Brangus durante a Expochapecó 2024, evento que acontece de 17 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Valmor Lunardi, em Chapecó. A feira é organizada pelo Sindicato Rural de Chapecó e conta com o apoio do Sebrae/SC e diversas outras instituições ligadas ao setor agropecuário.

O leilão, promovido pela Associação Brasileira de Brangus (ABB), será realizado no dia 19 de outubro, a partir das 19h, e colocará à venda 30 animais, sendo 20 touros e 10 fêmeas, além de 5 pacotes de embriões. A comercialização será conduzida pelos leiloeiros Marcelo Silva e Pedro Bastos, com apoio das empresas Trajano Silva e Tarumã Remates. O evento também será transmitido ao vivo pela plataforma UQ Conteúdo Digital.


Crescimento da raça Brangus em Santa Catarina

De acordo com João Paulo Schneider, diretor de marketing da ABB, a participação na Expochapecó é uma oportunidade para os criadores arrematarem produtos de alta qualidade, resultado de anos de seleção genética. Schneider destacou a relevância crescente da raça Brangus em Santa Catarina, que tem se consolidado como uma escolha viável para uma pecuária moderna e lucrativa no estado.

O presidente da ABB, Cacaio Osório, ressaltou que a escolha da Expochapecó como palco para o leilão de genética Brangus reflete o aumento do número de associados da entidade em Santa Catarina, que atualmente somam 34 membros. A iniciativa visa fortalecer a presença da raça no mercado local, atendendo a uma demanda crescente por animais de alta performance genética.


Cabanhas participantes

Participam do evento importantes cabanhas e criatórios do Sul do Brasil, que trarão exemplares para o leilão de genética Brangus. Entre os destaques estão:

- La Coxilha, de Cacequi (RS);
- Grupo Suply e GAP Genética, ambos de Uruguaiana (RS);
- Brangus da Rocha, de Santa Maria (RS);
- Cabanha La Reina e Brangus GR, de Santana do Livramento (RS);
- Cristina Grecellé, de Porto Alegre (RS);
- Rancho José Guilherme, de Bom Retiro (SC);
- Estância Ponche Verde, de Cascavel (PR).


Programação da feira

A Expochapecó 2024 contará com uma série de eventos voltados para a agropecuária. As atividades incluem julgamento de raças, entrega de prêmios e diversas oficinas técnicas. O cronograma específico para a raça Brangus inclui:

- 17 de outubro (quinta-feira): Admissão dos animais.
- 18 de outubro (sexta-feira): Radar Brangus às 16h e Asadito Brangus às 18h.
- 19 de outubro (sábado): Julgamento Brangus às 8h30min, seguido pela entrega de prêmios às 18h e o leilão às 19h.


Impacto econômico e participação

A expectativa é que a Expochapecó gere um impacto econômico superior a 10 milhões de reais, por meio de leilões e vendas diretas. A feira contará com mais de 1.000 animais inscritos para julgamento e comercialização, incluindo bovinos, ovinos e equinos, além de uma extensa programação que abrange a Exposição Sulbrasileira de Ovinos e Caprinos, rodeios, shows e gastronomia variada.

O evento visa promover a bovinocultura de corte e a ovinocaprinocultura, reunindo criadores e entusiastas do agronegócio em uma plataforma de negócios e inovação no setor agropecuário.


Apoio e realização

A Expochapecó é realizada pelo Sindicato Rural de Chapecó, com patrocínio de instituições como a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Cooperalfa e Sicredi, além de outros apoiadores. No comando do evento estão Luiz Carlos Travi, presidente do Sindicato Rural de Chapecó, e Ricardo Lunardi, coordenador da feira.

A feira segue como um importante ponto de encontro para o desenvolvimento da pecuária e da agricultura no Sul do Brasil, atraindo criadores, investidores e especialistas do setor agropecuário.​​​​​

Governo do Estado vai criar novo modelo de transferência de recursos aos municípios de SC Anterior

Governo do Estado vai criar novo modelo de transferência de recursos aos municípios de SC

Projeto de lei de Rodrigo Preis que beneficia agricultores guardiões de sementes crioulas é aprovado na CCJ Próximo

Projeto de lei de Rodrigo Preis que beneficia agricultores guardiões de sementes crioulas é aprovado na CCJ

Deixe seu comentário