
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Cunha Porã, deflagrou na manhã desta sexta-feira (7) a Operação "Legado", com o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A ação tem como objetivo apurar crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A investigação identificou um grupo criminoso que inclui seis membros de uma mesma família, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Cunha Porã. O patriarca e um de seus filhos chegaram a ser presos durante a apuração, assim como outros dois integrantes do grupo. Também é investigada a possível ligação de alguns suspeitos com uma facção criminosa do Rio Grande do Sul.
Os mandados foram cumpridos nos municípios de Cunha Porã (SC), Chapecó (SC), Iraí (RS), Planalto (RS) e Sarandi (RS). As ações mobilizaram agentes das forças policiais em operações nas ruas e em unidades prisionais.
A operação contou com a participação de promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, integrantes do GAECO, policiais civis, militares e penais de Santa Catarina, além de policiais civis e penais do Rio Grande do Sul.
Operação "Legado"
O nome da operação faz referência ao suposto repasse de "ensinamentos" criminosos do patriarca da família investigada para seus cinco filhos, que também são alvos das buscas.
O processo tramita sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das investigações.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Sua atuação tem foco na identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Deixe seu comentário