logo RCN
Saúde

Dive confirma caso de gripe A em Otacílio Costa

  • Pedro Ventura/Agência Brasil -

Boletim divulgado nesta quinta-feira confirma primeiro caso da doença na capital da madeira, porém local de contágio ainda é indefinido

O Boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) divulgado nesta quinta-feira (9), confirmou a ocorrência do primeiro caso de gripe A em Otacílio Costa. O Caso confirmado é de contágio do vírus Influenza A de subtipagem ainda desconhecida. Os municípios que apresentam o maior número de casos confirmados foram Blumenau (52 casos), seguido por Joinville (37 casos), Lages (29 casos), Florianópolis (17 casos), Tubarão (16 casos) e Criciúma (15 casos).

De acordo com o boletim, o total de casos no estado indica alta circulação do vírus Influenza, com predominância do subtipo A (H1N1 - Diferente do que está aqui em Otacílio Costa), acometendo prioritariamente adultos e pessoas com doenças crônicas e obesos. O boletim salienta que o uso do antigripal (Oseltamivir) está indicado para todos os casos de gripe em pessoas com fatores de risco para complicações. No caso de pacientes sem fatores de risco é necessária avaliação médica para utilização do remédio.

O boletim informa que o vírus Influenza circula o ano todo e se intensifica durante o inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, favorecendo a transmissão do vírus, que se dá a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver de minutos a horas no ambiente, principalmente em superfícies tocadas frequentemente. A partir do contato com um doente ou superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesão que pode ser grave e até fatal, caso não seja tratada a tempo.

Além da vacinação, as principais formas de prevenção para a doença são a higiene respiratória (tossir com as mãos ou o cotovelo à frente da boca) e o tratamento precoce com antivirais, evitando a evolução da doença.

 

Anterior

146 mil eleitores de SC tiveram o título cancelado por não fazer a biometria

Próximo

SC registra sensação de -18ºC

Deixe seu comentário