Obra de dragagem no Vale do Itajaí atrasa e estado amplia prazo de conclusão |
Deputados estaduais eleitos são oficialmente empossados
-
Solenidade de posse foi realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. FOTO: V -
Os 40 deputados estaduais eleitos para o mandato 2023-2027 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram oficialmente empossados na manhã desta quarta-feira (1º), na Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura, realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
A solenidade foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas. A regra faz parte do Regime Interno do Parlamento estadual. Padre Pedro foi auxiliado na condução dos trabalhos pelos deputados Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB).
“Nós, parlamentares, estamos aqui por vontade soberana do povo catarinense. Por isso, somos legítimos representantes de um importante valor universal: a democracia. Os seres humanos inventaram a política para, de uma forma ou de outra, evitar a guerra e promover a justiça. Somos todos aqui guardiões da paz e construtores de pontes para o povo e com o povo”, discursou o presidente da sessão, deputado Padre Pedro Baldissera.
Após a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato, um a um, os 40 deputados e deputadas eleitos nas eleições de outubro do ano passado foram chamados para prestarem juramento. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.
O ato foi acompanhado por diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado, Jorginho Mello, a vice-governadora, Marilisa Boehm, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e representantes das presidências do Tribunal de Justiça (TJSC) e do Ministério Público do Estado (MPSC).
Representatividade
A nova legislatura terá representação de 13 partidos. A maior bancada será do PL, com 11 cadeiras, seguida do MDB, com seis deputados. O Partido dos Trabalhadores vem na sequência com quatro representantes. O PSD, PP, Podemos e União Brasil terão três cadeiras cada. PSDB soma dois deputados. O Novo, o PDT, Psol, PTB e o Republicanos contam com um representante cada.
Perspectivas para o mandato
A Agência AL conversou com cada um dos 40 deputados sobre as perspectivas para o mandato e as principais demandas nas mais variadas áreas da economia catarinense e, em particular, em suas regiões. Clique no nome do deputado para ter acesso à matéria (por ordem alfabética):
- Altair Silva (PP)
- Ana Campagnolo (PL)
- Antídio Lunelli (MDB)
- Camilo Martins (Podemos)
- Carlos Humberto (PL)
- Dr. Vicente Caropreso (PSDB)
- Edilson Massocco (PL)
- Egídio Ferrari (PTB)
- Estêner Soratto Júnior (PL)
- Fabiano da Luz (PT)
- Fernando Krelling (MDB)
- Ivan Naatz (PL)
- Jair Miotto (União)
- Jerry Comper (MDB)
- Jessé Lopes (PL)
- José Milton Scheffer (PP)
- Julio Garcia (PSD)
- Lucas Neves (Podemos)
- Luciane Carminatti (PT)
- Marcius Machado (PL)
- Marcos da Rosa (União)
- Marcos Vieira (PSDB)
- Mário Motta (PSD)
- Marquito (Psol)
- Matheus Cadorin (Novo)
- Mauricio Eskudlark (PL)
- Mauro de Nadal (MDB)
- Napoleão Bernardes (PSD)
- Neodi Saretta (PT)
- Nilso Berlanda (PL)
- Oscar Gutz (PL)
- Padre Pedro Baldissera (PT)
- Paulinha (Podemos)
- Pepê Collaço (PP)
- Rodrigo Minotto (PDT)
- Sargento Lima (PL)
- Sérgio Guimarães (União)
- Sérgio Motta (Republicanos)
- Tiago Zilli (MDB)
- Volnei Weber (MDB)
AGÊNCIA AL
Deixe seu comentário