logo RCN
Barragem

Consulta para empréstimo internacional prevê quatro novas barragens em SC

  • Manutenção de barragens também está prevista no financiamento (foto: Divulgação) -

A carta-consulta do governo de Santa Catarina para um novo empréstimo internacional inclui a construção de quatro barragens de pequeno e médio porte nas regiões do Alto Vale do Itajaí e Vale do Itajaí. O financiamento de US$ 119,2 milhões do Banco Mundial será direcionado para ações de prevenção e enfrentamento de desastres climáticos. A análise pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) está programada para junho. Se aprovada, haverá avaliação por outros órgãos do governo federal e pelo Senado antes da assinatura do contrato com o Banco Mundial.

Essas barragens estão em negociação desde o início da década passada e todas possuem projetos executivos, conforme descrito na carta-consulta do governo estadual. As estruturas de contenção em Mirim Doce, Petrolândia e Braço do Trombudo são de pequeno porte, enquanto o reservatório de Botuverá será de médio porte. Além de sua finalidade principal, as barragens também poderão ser utilizadas para irrigação e outros fins.

Quanto à manutenção das barragens já em operação, parte dos recursos do financiamento está prevista para esse fim, sendo uma das maiores alocações destinadas às melhorias no rio Itajaí. Além do empréstimo junto ao Banco Mundial, o governo do Estado planeja financiar as obras com recursos próprios, como contrapartida.

Anterior

Vereador de SC é encontrado morto após retornar de missão voluntária no RS

Próximo

PEC dos desastres naturais: SC receberá R$ 240 milhões a cada 4 anos, diz deputado

Deixe seu comentário