logo RCN
Pitaia

Colheita da pitaia em Santa Catarina é oficialmente aberta

  • Foto: Divulgação / Epagri -

A colheita da pitaia em Santa Catarina foi oficialmente aberta na manhã desta quinta-feira (6) durante um dia de campo em Jacinto Machado. O evento ocorreu no Campo Demonstrativo Cooperja, às 10h30, e esteve aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

Para esta safra, a Epagri/Cepa estimou que a produção alcançaria 6,5 mil toneladas, gerando um movimento financeiro de aproximadamente R$ 14 milhões.

Na safra passada, Santa Catarina colheu cerca de 5 mil toneladas de pitaia. Segundo Diego Adílio da Silva, extensionista rural e líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, o cultivo da fruta no estado ocupa 300 hectares, com plantas de distintas idades. A região Sul é a principal produtora, com destaque para os municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio.

“A produção tem crescido e, quando todos os pomares atingirem a maturidade, espera-se que o estado produza entre 6 e 9 mil toneladas, com um valor bruto de produção que pode chegar a R$ 15 milhões. Atualmente, cerca de 340 famílias estão envolvidas no cultivo da pitaia, muitas das quais veem na cultura uma alternativa para diversificar a produção e substituir o cultivo do fumo”, afirmou Diego.

O evento foi realizado pela Epagri, Cooperja e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, simbolizando o crescimento e a importância da pitaia para a economia local e estadual. A fruticultura foi destacada como um dos pilares essenciais para o desenvolvimento da agricultura em Santa Catarina.

Torcedor do Brusque é preso após chamar goleiro do Criciúma de “macaco” em jogo do Catarinense Anterior

Torcedor do Brusque é preso após chamar goleiro do Criciúma de “macaco” em jogo do Catarinense

Capivaras e carrapatos fazem cidade de SC decretar emergência Próximo

Capivaras e carrapatos fazem cidade de SC decretar emergência

Deixe seu comentário