logo RCN
Maracujá

Cidade de SC se destaca na produção de maracujá

Colheita anual de 60 toneladas por hectare, acima da média nacional, que fica entre 15 e 20.

data-filename="retriever" style="width: 705.4px; height: 337.761px;">

Cidade no Sul de SC se destaca na produção de maracujá. - Foto: Reprodução/NSC TV

Santa Catarina tem, ao todo, dois mil hectares de plantação de maracujá, sendo que cerca de 80% fica no Sul do estado. Um dos destaques na produção é Pedras Grandes, que com seus 40 hectares de área plantada, já tem a maior produtividade por hectare do Brasil. A colheita média anual passa de 60 toneladas, mais que a média nacional, que fica entre 15 e 20.

O produtor Alex Longo Barbosa começou a plantar a fruta há quatro anos no terreno onde mora. Foi uma alternativa à cultura do fumo, que não estava dando tanto lucro. Atualmente, são 1.600 pés da fruta plantados em quase um hectare. Nos últimos anos, a média de colheita, que ocorre entre janeiro e junho, passa das 60 toneladas por temporada.

"A gente vem usando uma seleção genética de sementes, de plantas apuradas. A gente consegue colher mais cedo, e colhendo mais cedo consegue ganhar um preço um pouco melhor", disse Barbosa.

Em 2017, o produtor Adriano de Souza conseguiu colher quase 90 toneladas por hectare, um recorde nacional até aqui. "Eu acredito que seja por causa do alto investimento que a gente tem, em fazer uma muda grande, uma planta que fica em torno de 7 meses na estufa de mudas, com várias podas. Então ela já é uma planta envelhecida. Quando se coloca ela na terra ela já consegue sair produzindo", disse.

De lá pra cá, Adriano não conseguiu alcançar mais o recorde, mas vem colhendo cerca de 50 toneladas acima da média nacional, o que gerou interesse de produtores de maracujá de Anadia (AL).

"A nossa região tem tradição na produção de maracujá, no entanto o sistema tem um ciclo mais longo, um sistema semi perene, onde a planta fica no campo durante dois ou três anos e vai sendo acometida gradativamente por doenças e pragas, que inviabilizam a longo prazo essa produção ", falou o engenheiro agrônomo Harlisson Ferro.

O extensionista Eusébio Pasini Tonetto, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), disse que são vários fatores que refletem na alta produtividade, como a questão do relevo, o microclima, a presença de mata nativa no local e a fertilidade do solo.

"A gente recomenda sempre a promoção de saúde pras plantas. Então, a adoção de tecnologias que visem a promover o máximo de conforto para a planta, seja através da cobertura de solo, de uma adubação bem equilibrada, observar os sinais da planta, utilizar somente agrotóxicos recomendados", declarou.

Por NSC TV

Anterior

Ganhadores do Programa Nota Premiada de Santa Terezinha

Próximo

Morre homem que teve corpo queimado com explosão de carregador de celular em SC

Deixe seu comentário