logo RCN
Igreja

Catarinense é nomeado cardeal pelo Papa Francisco

O arcebispo de Porto Alegre (RS) Dom Jaime Spengler, foi nomeado como o mais recente cardeal brasileiro, elevando o Brasil a uma posição importante na estrutura da Igreja Católica. Nascido em Gaspar, uma cidade no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Dom Jaime agora integra o restrito grupo de cardeais no país, que têm o dever de participar na eleição do próximo Papa, caso ocorra a morte ou renúncia do atual pontífice, Papa Francisco.

A nomeação de Dom Jaime, que possui 64 anos, foi confirmada pelo próprio Papa Francisco e está marcada para ser oficializada no dia 8 de dezembro, durante um consistório em Roma. Essa data é também um momento importante para a Igreja, coincidindo com a celebração da Solenidade da Imaculada Conceição.

Dom Jaime ocupa uma posição de liderança não apenas no Brasil, mas também em âmbito latino-americano. Ele preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, recentemente, assumiu também o cargo de presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM).

Essa nomeação faz parte de um conjunto de escolhas do Papa Francisco para o cardinalato, que inclui religiosos de diversas regiões do mundo, como Argentina, Peru, Japão e Canadá, reforçando a representação global da Igreja.

Nascido em 6 de setembro de 1960, em Gaspar, Dom Jaime foi ordenado sacerdote em 1990 e possui doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Ele desempenhou diversas missões junto à Ordem dos Frades Menores no Brasil até 2010, quando foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo Papa Bento XVI.

Em 2013, Papa Francisco o designou como arcebispo metropolitano de Porto Alegre, função que exerce até hoje. Em sua trajetória, Dom Jaime foi também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, além de ter liderado a elaboração das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros da Igreja no Brasil em 2018.

Na CNBB, ele se destacou como vice-presidente entre 2019 e 2023, sendo posteriormente eleito presidente da entidade em abril de 2023. Poucas semanas depois, em maio, assumiu a presidência do CELAM, reforçando sua influência e

Polícia Militar de SC inova com primeiro carro elétrico na frota Anterior

Polícia Militar de SC inova com primeiro carro elétrico na frota

Deputado estadual Mauricio Eskudlark (PL) anuncia que está Próximo

Deputado estadual Mauricio Eskudlark (PL) anuncia que está "Fechado com Bolsonaro e Jorginho Mello em 2026"

Deixe seu comentário