Por se tratar da 81ª Semana nacional da enfermagem, e da importância destes profissionais na equipe de saúde e para a coletividade, é de suma importância dar ênfase ao trabalho realizado por esta classe. Somos nada mais nada menos o maior contingente de profissionais de saúde no Brasil, com aproximadamente 2 milhões de profissionais segundo o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem).

Vivendo em meio a pandemia pela COVID-19, o Brasil alcança o maior quantitativo de profissionais de enfermagem mortos em todo mundo. Cada uma dessas mortes é profundamente lamentada pela nossa equipe todos os dias.

Os trabalhos efetuados na ESF 1 Sede, fazem parte da atenção primária a saúde.

A Equipe de Enfermagem é composta por Enfermeiros e Técnicos de enfermagem.

Nossa rotina diária foi alterada a partir da Covid-19, seguimos os protocolos do Ministério da saúde e trabalhamos em conjunto com a equipe multiprofissional e intersetorial.

As atividades que realizamos rotineiramente vão desde o Planejamento familiar e Pré-natal de Risco Habitual, acompanhado pelo Enfermeiro, realização de teste do Pezinho, Vacinação, Suplementação de vitamina além de atividades de promoção e prevenção a saúde.

Na saúde da Mulher o Enfermeiro também realiza o rastreamento para o câncer de colo uterino através do exame preventivo de colo de útero.

A equipe também realiza atividades de vigilância epidemiológica, visando prevenir doenças e agravos.

Acompanham-se usuários de doenças clinicas em geral, assim como se realiza grupos de educação em saúde (suspensos momentaneamente devido a Covid-19).

Além do acolhimento de todos que chegam até unidade.

Estas são somente uma parte das mais variadas áreas em que a enfermagem presta assistência.

Enfim, nós enfermagem, queremos enfatizar o respeito que temos pela vida e por cada pessoa, aliás, cuidamos de pessoas, pois somos a arte e a ciência do cuidado, mas também somos pais, mães, irmão e filhos.

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana"

Carl Jung