

Santa Terezinha
Fotos Márcio Dieter -
O projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola”, promovido pelo Ministério da Cultura, iniciou suas atividades em Santa Catarina. Após percorrer 13 cidades do Rio Grande do Sul, o projeto agora visita quatro municípios catarinenses: Santa Terezinha, Vidal Ramos, Grão Pará e Orleans. As apresentações ocorrem até o dia 6 de novembro.
As primeiras atividades foram realizadas nas escolas Tio Tadeus e Itaió Sertão, incluindo uma palestra de capacitação para professores na Câmara de Vereadores de Santa Terezinha.
Idealizado pela escritora e professora Márcia Funke Dieter, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, o projeto consiste em conversas, contação de histórias e intervenções literárias para alunos da pré-escola, além do primeiro e segundo anos, abordando a temática do bullying. O roteiro é baseado no livro *Uni*, escrito por Márcia e ilustrado por Silvana Santos.
Na obra, os protagonistas são Sophia, uma menina de cabelo arco-íris, e Uni, um cavalo com um chifre na cabeça. Através de amizade, cumplicidade, respeito e amor, a dupla ensina aos leitores sobre a importância das singularidades e o respeito às diferenças, além de abordar os efeitos nocivos do bullying.
“É um projeto muito importante. Além de todo o incentivo que traz para os professores trabalharem com a literatura, oferece um olhar diferente para desenvolver em sala de aula um tema que é polêmico de forma lúdica”, avalia Terezinha Tomachevski, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Santa Terezinha.
Cada escola visitada receberá uma quantidade de exemplares do livro *Uni* gratuitamente, além de livros em braille, que facilitarão a leitura de pessoas com deficiência visual. No total, foram editados 3.350 livros, sendo 350 em braille. O material integrará o acervo das escolas, ampliando o alcance do projeto para um número maior de alunos.
A contação da história também está disponível online. O vídeo, produzido pela produtora Lisboa & Rocha, pode ser acessado no canal do YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=0WgVU7nC_Sw. Em nove minutos, Márcia resume os diálogos e cenas contidas nas 20 páginas de sua obra literária, utilizando uma linguagem que mescla fantasia e realidade para abordar o tema do bullying. O vídeo conta com a interpretação de um tradutor de Libras, permitindo acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva.
O projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola” é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com produção da Lisboa & Rocha Consultoria e consultoria em captação de recursos de Vanessa Müller.
ÚLTIMAS
Santa Terezinha
Feminicídio
Tempo
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Deixe seu comentário