Investigação aponta exploração ilegal de madeira nativa na Reserva Ecológica Parolin e danos à Mata Atlântica

A Polícia Militar de Santa Catarina realizou a prisão preventiva de um homem apontado como suposto autor de crimes ambientais no município de Santa Terezinha. A ação ocorreu na manhã desta segunda feira na localidade de Nova Esperança. A detenção foi efetuada após a Agência de Inteligência da PM e da Polícia Militar Ambiental obterem informações estratégicas que permitiram a identificação do investigado que atuava na região do Alto Vale.

Operação Silvam Vindicat

Os fatos investigados estão vinculados à Operação Silvam Vindicat e dizem respeito à exploração ilegal de madeira nativa no interior da Reserva Ecológica Parolin. As autoridades identificaram graves danos à Mata Atlântica e indícios de atuação organizada e reiterada por parte do suspeito. A produção de elementos probatórios subsidiou as investigações e a expedição da ordem judicial contra o envolvido.

Ação integrada de segurança

A prisão preventiva foi decretada com o objetivo de garantir a ordem pública evitar a reiteração delitiva e assegurar a efetividade das investigações que tramitam sob sigilo judicial. A ocorrência reforça o papel da atividade de inteligência e a importância da atuação integrada entre as forças de segurança Ministério Público e Poder Judiciário na proteção do patrimônio ambiental no Alto Vale do Itajaí.

Leia também: Incêndio em estufa de fumo causa prejuízo de 150 mil reais em Vidal Ramos no Alto Vale do Itajaí

Fonte: Polícia Militar

Siga-nos no