
Rio do Sul
Natural da região do Craveiro, no interior do município de Santa Terezinha, Marina Bossi Chitz assume uma das principais pastas do executivo, a Secretaria de Educação.
Marina é formada em pedagogia, séries iniciais e educação infantil, e em geografia. Possui especialização em coordenação pedagógica, séries iniciais e educação infantil. Além de uma vasta experiência na área de gestão “Antes de assumir a secretaria eu estava como gestora do CEI Maria Oribka, tenho nove anos de experiência em gestão escolar”, cita Marina.
Mesmo assumindo uma função diária no centro do município, a terezinhense mantém sua residência na região do Craveiro, na comunidade de Bley Pombas.
Marina fala sobre o desafio de assumir a Secretaria de Educação “O desafio é grande! Sair de uma gestão de escola e assumir uma Secretaria de Educação é uma grande responsabilidade, porque trabalhar com gestão de escola é uma coisa, agora gerir a educação, no geral, do município, a responsabilidade é muito maior”, frisa Chitz.
Mesmo diante do grande desafio, a nova secretária se mantém otimista para uma gestão de qualidade “Eu, enquanto professora, e pelo fato de ter uma longa carreira na educação, procuro fazer e, com toda certeza, vou dar o meu melhor para que o trabalho da educação seja cada dia feito com mais responsabilidade e com mais qualidade”, ressalta Marina e acrescenta “Deixo claro também que não vou conseguir fazer milagres, porque às vezes as pessoas colocam algumas expectativas no sentido de muitas mudanças em relação à Secretaria da Educação, e considerando que esse é um ano político, isso também impede muita coisa”.
Marina reafirma que qualidade é o fator que ela mais preza na educação “É isso que eu busco sempre dentro do meu trabalho, na questão da educação, é qualidade, então, já tem muita coisa boa acontecendo na educação e com certeza vou dar continuidade nesse trabalho que o Caio já vinha fazendo e trazer um pouquinho da Marina, enquanto gestora, para a educação do município”, destaca a secretária.
A nova gestora da Secretaria de Educação garante que tem muita vontade de trabalhar e muitos planos, e cita algumas reformas importantes no âmbito escolar “Vai ser dado o início da reforma na escola do Itaió Sertão; na creche do centro já está sendo feita uma ampliação, que é o fechamento de uma área que vai se transformar em refeitório e irá ajudar bastante na questão do espaço. A minha busca é bastante na questão da organização desses espaços. Outro ambiente que a gente precisa dar uma olhada é a quadra de esportes no Craveiro que precisa de reforma”, menciona Chtiz.
Para manter a qualidade no ensino, Marina fala do olhar aos profissionais e às crianças “A gente sempre investe bastante, e vou continuar buscando muito, na parte do profissionalismo, na capacitação dos professores e dos profissionais da área. A valorização dos professores resultará no olhar para as crianças. Temos que olhar para as crianças com amor, que é aquilo que eu já fazia enquanto gestora, espero poder ampliar aqui na Secretaria da Educação”, diz Marina.
“Sou uma profissional que gosto de estar no trabalho em campo, então, com certeza, vou visitar muitas escolas, vou estar presente lá no dia a dia, com os professores para atender às necessidades deles também, claro, dentro daquilo que é possível fazer”, expressa a secretária. Por ser um ano político, Marina prevê algumas questões burocráticas relacionadas a recursos e licitações, mas afirma que, da mesma forma, manterá seu foco, boa vontade e o seu amor pela educação.
Marina deixa seus agradecimentos
“Gostaria muito de agradecer a oportunidade que estou tendo de trazer um pouco da minha gestão, algumas ideias novas, de fazer um trabalho talvez um pouquinho diferenciado do que a gente já vinha fazendo. Gostaria muito que a população também procurasse a Secretaria da Educação sempre que tiver uma dúvida ou quando precisar de alguma coisa. Tudo que for possível a gente atender, vamos fazer. O meu muito obrigado a todos.”
ÚLTIMAS
Rio do Sul
Santa Terezinha
Feminicídio
Tempo
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Deixe seu comentário