
Alto Vale
Defesa Civil/Divulgação -
A Defesa Civil divulgou nesta quarta-feira (29) que o radar meteorológico adquirido para uso no Sul do estado será instalado em Araranguá. Ainda de acordo com o órgão, o aparelho estará em funcionamento até o final do primeiro semestre.
O radar, que é móvel e poderá ser levado para outras cidades, ficará no espaço já destinado à construção da Centro Regional da Defesa Civil no município. A decisão sobre a cidade foi tomada pela Defesa Civil, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Enterprise Eletronics Corporation (EEC), empresa contratada para a fabricação.
Desde segunda-feira (27), o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e três técnicos do órgão estão no estado do Alabama, nos Estados Unidos, realizando a certificação do radar na sede da EEC.
empresa realiza testes e tem 180 dias para a conclusão.
O aparelho conta com uma antena de 2 metros, um gerador, um sistema de reboque, além da central de comando.
Contrato
O contrato para a fabricação do radar meteorológico do Sul de Santa Catarina foi assinado com a empresa norte-americana em 4 de dezembro de 2016, após licitação.
O equipamento custará R$ 3.401.222,00 e terá recursos do Pacto por SC. Segundo o órgão, o valor é 30% menos do que o preço máximo estipulado na licitação.
O radar deverá cobrir 52 municípios da região e poderá ser transportado para qualquer região do Estado, caso haja necessidade.
Radares de Lontras e Chapecó
Atualmente, está em operação o de Lontras, no Vale do Itajaí, que tem a maior cobertura. De acordo com a Defesa Civil, ele alcança 78,41% do território catarinense, o que corresponde a 192 municípios ou 74. 546, 87 km². O radar é usado para a emissão de alertas.
Em outubro, foi assinada a ordem de serviço para a construção da torre onde vai ficar o segundo radar meteorológico do estado, em Chapecó, no Oeste.
Ele terá cobertura de 42,74% do território catarinense, o que corresponde a 78 municípios ou 40.641, 5 km². O equipamento está em fabricação na Alemanha. A Defesa Civil informou que ele estará em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2017.
ÚLTIMAS
Alto Vale
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Deixe seu comentário