A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, decretou situação de emergência na segunda-feira (21) pelos estragos causados pelas chuvas da última quinta-feira (17). A prefeitura estima danos em reparos acima de R$ 4 milhões.

Nesta terça-feira (22), o prefeito do município, Mário Hildebrandt, irá encontrar o Secretário de Estado da Defesa Civil para buscar a homologação estadual do decreto.

Segundo a prefeitura, 64 ruas e 13 unidades educacionais tiveram danos pelas chuvas. Os prejuízos ocorreram em 22 bairros do município. O relatório de estragos contabiliza danos públicos na pavimentação, drenagem e calçadas.

Conforme a prefeitura, ações emergenciais, como desobstrução de ruas e limpeza de tubulação, já foram feitas pelo município. Outras ações devem ser realizadas com a liberação de recurso federal, caso o decreto seja aceito pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Estragos

A Defesa Civil municipal atendeu 91 ocorrências por causa do temporal. Em alguns pontos da cidade, choveu o equivalente a 50% do esperado para janeiro inteiro.

Sete carros foram esmagados pela estrutura de um muro que desabou em um estacionamento em Blumenau. O proprietário do local disse que foi feito um aterro e um muro no terreno vizinho, mas sem fazer a drenagem necessária. O local passará por perícia da Defesa Civil.