

Alto Vale
Entre os dias 24 e 30 de dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 596 salvamentos por afogamento em praias e rios do estado. A movimentação intensa de banhistas, impulsionada pela chegada de cerca de 3,1 milhões de visitantes nesta temporada, resultou em um alto número de ocorrências.
Com quase dois mil guarda-vidas atuando em 33 municípios, o CBMSC cobre 156 praias e balneários ao longo de 560 km de litoral. A operação de alta temporada, que segue até 9 de março de 2025, conta com 470 bombeiros em ação diária, além do reforço de 96 profissionais deslocados do interior do estado. Estruturas como ambulâncias e equipes móveis estão estrategicamente posicionadas em pontos de maior demanda, como a Praia dos Ingleses, em Florianópolis, e Balneário Camboriú.
Prevenção e tecnologia
Além dos resgates, o CBMSC prioriza ações preventivas, como o Programa Golfinho, que ensina crianças sobre segurança aquática. O projeto é realizado tanto no litoral durante o verão quanto em comunidades do interior ao longo do ano.
Tecnologias também auxiliam na segurança. O aplicativo CBMSC Cidadão oferece informações sobre as condições das praias, incluindo a classificação de risco de afogamento. As bandeiras de sinalização indicam níveis de risco e alertam para situações específicas, como a presença de águas-vivas.
A corporação reforça a importância de respeitar as sinalizações e evitar comportamentos perigosos, como se aproximar de costões para tirar fotos. A temporada segue com reforço nas operações para garantir a segurança dos visitantes e moradores.
ÚLTIMAS
Alto Vale
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Deixe seu comentário