

Alto Vale
Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina — Foto: Luciano Sens/Porto de Itajaí -
O Ministério dos Portos e Aeroportos confirmou nesta segunda-feira (17) a federalização do Porto de Itajaí, que passará a ser gerido pelo Governo Federal após anos de administração municipal. A estrutura, até então sob a gestão provisória do município, será agora administrada pela Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela gestão do Porto de Santos, em São Paulo. O advogado João Paulo Tavares Bastos foi nomeado para a função de administrador do terminal catarinense.
A decisão foi tomada após um amplo debate interno no governo e levou em consideração a necessidade de uma gestão com forte capacidade administrativa e estabilidade financeira. A pasta afirmou que a mudança visa garantir a continuidade das operações portuárias, preservar postos de trabalho e melhorar a movimentação de cargas. O Porto de Itajaí é o maior do estado e um dos mais importantes do Brasil, movimentando, até dezembro, cerca de 11,5 mil toneladas e recebendo mais de mil navios.
Até o fim deste ano, o convênio entre a Autoridade Portuária e o município será encerrado. O Porto de Itajaí era o único no país com gestão municipalizada desde a década de 1990. A mudança de gestão se deu após discussões sobre a privatização do terminal, que foram interrompidas em 2022. A federalização agora é vista como uma forma de fortalecer a competitividade logística e otimizar as operações, beneficiando o desenvolvimento econômico da região e ampliando a conectividade com o mercado internacional.
ÚLTIMAS
Alto Vale
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Deixe seu comentário