

Política
Em uma visita organizada para fortalecer o diálogo entre lideranças municipais e estaduais, representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) do Alto Vale do Itajaí, incluindo vereadores eleitos e lideranças locais, participaram de um encontro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A comitiva teve a oportunidade de conhecer os deputados estaduais do partido, entender melhor o funcionamento do ambiente legislativo e apresentar reivindicações para a região.
Além de reuniões com os deputados estaduais do PT de Santa Catarina, o grupo esteve em contato com o diretório estadual do partido, onde foram recebidos pelo presidente em exercício, Luciano Boico. Durante o encontro, também estiveram presentes os superintendentes Paulo Eccel, do Ministério do Trabalho, e Manoel Fernandes, da Polícia Rodoviária Federal. Esse momento de integração permitiu um diálogo abrangente sobre o fortalecimento das lideranças regionais e o alinhamento de pautas locais.
A visita à Alesc proporcionou à comitiva uma oportunidade de acompanhar o andamento de projetos de lei protocolados anteriormente pelo deputado estadual Rodrigo Preis, que representa a região e atua na defesa de políticas voltadas para a agricultura e o fortalecimento das economias locais. Preis explicou que, enquanto esteve na Alesc, apresentou diversas propostas voltadas a atender demandas do Alto Vale, e a visita permitiu a discussão sobre o avanço dessas iniciativas e o esclarecimento de eventuais pendências no processo legislativo.
“Estamos lutando para que nossos projetos avancem, e que cada proposta possa representar um passo em direção ao desenvolvimento da nossa região. Com o apoio dos vereadores e lideranças do Alto Vale, esperamos conseguir mais recursos e suporte para as melhorias necessárias em cada município,” comentou Rodrigo Preis.
Projeto de lei de Rodrigo Preis é aprovado na CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na terça-feira, dia 15 de outubro, um projeto de lei que propõe alterações ao Art. 26 da Lei nº 14.675, de 13 de abril de 2009, conhecida como o Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina. A mudança busca garantir financiamento e subsídios aos agricultores responsáveis pela preservação de sementes e raças crioulas no estado.
Com a aprovação na CCJ, o projeto avança em seu trâmite legislativo, propondo apoio financeiro a esses agricultores, facilitando investimentos em infraestrutura, tecnologias e práticas agrícolas que promovam uma produção mais moderna e eficiente. Segundo o texto da proposta, o objetivo é proporcionar condições para que esses produtores continuem a desempenhar suas atividades com respaldo econômico, levando em consideração a relevância de suas práticas tradicionais para a biodiversidade agrícola.
O projeto destaca que a iniciativa pode contribuir para a valorização e o aumento da competitividade dos produtos agrícolas de Santa Catarina, tanto no mercado local quanto no nacional. Ao promover a preservação e o cultivo de sementes e raças crioulas, espera-se que os produtos catarinenses se diferenciem pela qualidade e autenticidade, ampliando a demanda e as oportunidades de mercado.
A proposta ainda deverá passar por outras etapas no processo legislativo antes de ser sancionada. Se aprovada em todas as fases, ela entrará em vigor com a promessa de fortalecer o setor agrícola estadual, especialmente os pequenos e médios produtores que se dedicam ao cultivo e preservação de variedades agrícolas tradicionais.
Rodrigo Preis assumiu cadeira de deputado estadual em maio
Representando a agricultura familiar catarinense e a região do Alto Vale, o ex-prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis (PT), tomou posse como deputado estadual na manhã da quinta-feira, dia 23 de maio de 2024, durante a sessão plenária, na Assembleia Legislativa. Ele substituiu o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licenciou por 30 dias, sem remuneração, para tratar de interesse particular.
Após tomar posse, Rodrigo Preis se comprometeu a atuar na defesa de políticas públicas em favor da agricultura familiar catarinense. Preis era agricultor e integrava a direção da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf/SC).
“Agradeço ao Padre Pedro por essa oportunidade e assumi esse compromisso com imenso orgulho. Estive totalmente comprometido em representar com dignidade e eficiência os interesses de nossa comunidade”, disse Rodrigo Preis na ocasião.
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, apoiadores, lideranças do setor agrícola e autoridades políticas estaduais, como o ex-prefeito de Chapecó e então Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Santa Catarina, José Fritsch.
Fonte JATV
ÚLTIMAS
Política
Celebridades
Taió
Rio do Campo
Tempo
Cultura
Salete
Vale do Itajaí
Taió
Vagas de emprego
Tempo
Rio do Campo
Deixe seu comentário