O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) emitiu um alerta para a necessidade de doações de sangue antes do feriado de carnaval. Segundo o órgão, a demanda por transfusões pode aumentar no período, enquanto o número de doadores tende a cair.

De acordo com a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, há uma redução significativa nas doações durante o carnaval. No momento, os estoques de sangue apresentam variações, com maior necessidade para os tipos A e O, tanto positivos quanto negativos.

O Hemosc reforça a importância de manter os estoques equilibrados para garantir atendimento a emergências, cirurgias e pacientes que necessitam de transfusões regulares. "Contamos com a solidariedade da população para reservar alguns minutos e fazer sua doação, ajudando a manter os estoques em níveis seguros e salvando vidas", afirmou Carsten.


Critérios para doação

Para doar sangue na Hemorrede, responsável por 99% da coleta e distribuição no estado, é necessário atender a alguns requisitos:

  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Ter dormido pelo menos seis horas;
  • Não estar em jejum;
  • Ter entre 18 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto;
  • Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização e presença dos responsáveis;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em bom estado de saúde.

Pessoas com determinadas condições de saúde, como hanseníase, câncer e diabetes, não podem doar sangue.


Funcionamento no carnaval

Durante o feriado, a Hemorrede terá alteração no funcionamento apenas na terça-feira (4), quando estará fechada para atendimento externo. Nos demais dias, o atendimento será normal.

Os interessados podem consultar o endereço mais próximo, agendar horário e obter mais informações pelo site do Hemosc.