O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, anunciaram as novidades do Programa Terra Boa para o ano de 2024 durante a abertura do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, nesta quarta-feira, 14. Nesta edição, serão destinados R$ 111,12 milhões para investimentos, representando um aumento de 9% em relação a 2023, quando foram investidos R$ 102,9 milhões. O evento atrai milhares de agricultores em busca de novidades relacionadas ao agronegócio, tanto a nível estadual, nacional e internacional.

"Estou presente nesta feira pelo segundo ano consecutivo, ao lado dos nossos agricultores. Apesar de sermos um estado pequeno em território, somos gigantes na produção de alimentos em todas as regiões. O Oeste catarinense é um exemplo disso, e esta feira reflete esse título. Estamos levando internet para o campo, rede trifásica de energia elétrica e melhorando as estradas para facilitar o escoamento da produção. Continuaremos apoiando nossos produtores rurais", enfatizou o governador Jorginho Mello.

Durante a abertura da feira, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária detalhou como serão aplicados os investimentos, distribuídos entre diversas modalidades:

Estima-se que mais de 66.000 agricultores familiares serão beneficiados em 2024, abrangendo praticamente todos os municípios catarinenses. Em 2023, foram beneficiados 65.520 agricultores.

"Santa Catarina possui uma produção diversificada no agronegócio. Temos a missão de organizar tudo e manter nossos produtores no campo. Aqui na feira, estamos divulgando os investimentos desse importante programa, o Terra Boa. Continuaremos lutando pelos investimentos nas famílias do campo", afirmou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

O Programa Terra Boa 2024 visa apoiar os agricultores familiares catarinenses beneficiados por meio de diversas iniciativas:

O Programa Terra Boa, executado desde 1983, é um dos programas mais tradicionais do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

O Itaipu Rural Show, organizado pela Cooperativa Regional Itaipu, é um evento de difusão de tecnologias para o agronegócio, realizado de 14 a 17 de fevereiro, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho. O evento tem como objetivo apresentar as novas tecnologias e tendências do agronegócio aos agricultores, agropecuaristas, pesquisadores, empresários e técnicos.

"Não tenho dúvidas de que somos o maior evento do país. Com 23 hectares de expositores e técnicos ligados a várias instituições do agronegócio catarinense, estamos aqui para orientar o agricultor. Além disso, temos palestras na programação, além de uma variedade de produtos e insumos", ressaltou o presidente da CooperItaipu, Arno Pandolfo.

  • 170.000 sacas de semente de milho;
  • 400 mil toneladas de calcário;
  • 4,0 mil cotas do kit forrageiras;
  • 1.160 cotas do kit apicultura;
  • 2,0 mil cotas do kit solo saudável;
  • 13,0 mil abelhas rainhas selecionadas;
  • Apoio ao cultivo de até 7,5 mil hectares de cereais de inverno destinados à fabricação de ração animal.
  • Sementes de milho de alto valor genético;
  • Calcário;
  • Kit forrageira;
  • Kit apicultura;
  • Kit solo saudável;
  • Apoio ao cultivo de cereais de inverno.