
Economia
- Cão Dante, treinado pelos bombeiros de Jaraguá do Sul - Foto: Reprodução/NSC TV
Cão Dante, treinado pelos bombeiros de Jaraguá do Sul - Foto: Reprodução/NSC TV
O Corpo de Bombeiros de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, está treinando o filhote de labrador Dante para fazer salvamentos. Todos os dias, o cão tem exercícios com o condutor dele, o tenente Tiago Domingos. O pai de Dante atuou nas buscas por vítimas de Brumadinho (MG).
Cão Dante, quando era recém-nascido - Foto: Reprodução/NSC TV
São 18 meses de treinamento com o condutor até fazerem uma prova de certificação. Depois, o cachorro estará pronto. Esse é o primeiro cachorro que será treinado para salvamentos na região.
A mãe de Dante deu à luz dois cães que serão treinados pelos bombeiros. A irmã dele, Leia, foi levada para o batalhão de Porto União, também no Norte catarinense.
Treinamento
"Um cão de busca vale por 20 homens no quesito velocidade, no quesito área de trabalho. Isso faz bem pras vítimas, porque a gente vai localizá-las num tempo que pode ser aquele tempo necessário", disse o tenente Domingos.
Ele e Dante treinam durante 15 minutos, quatro vezes por dia. A cada semana, há uma nova tarefa para o filhote. A ideia é que ele aprenda de maneira leve.
Treinamento com cão Dante em Jaraguá do Sul - Foto: Reprodução/NSC TV
"Começa com uma brincadeira com filhote, com ele encontrando o condutor, encontrando o dono dele dentro de casa. Sempre que o cão está seguro, está confiante, está executando aquela atividade ou aquele comando que é dado pra ele de forma bem clara e bem consistente, aí a gente avança", explicou o tenente.
Por NSC TV
ÚLTIMAS
Economia
Previsão do Tempo - Vídeo
Famosos
Famosos
Alto Vale
Crime
Tragédia
Famosos
INSS
Incêndio
Itajaí
Segurança
Deixe seu comentário