Representantes do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Santa Catarina estão em Brasília para solicitar apoio ao fórum parlamentar catarinense para o aumento do efetivo da PRF no Estado, em vista da iminente conclusão de obras federais. Uma das principais preocupações é o Contorno da BR-101 na Grande Florianópolis.

Com mais de 100 quilômetros de extensão e previsão de inauguração em julho, o Contorno ainda não possui posto policial, o qual ainda deve ser construído pela concessionária Arteris Litoral Sul, e também não dispõe de policiais em quantidade suficiente para reforçar a segurança. Diante disso, o principal receio é o risco de roubo de cargas no trajeto.

Essa preocupação já havia sido levantada pelo senador Esperidião Amin (PP), que acompanha as obras do Contorno Viário, e tem sido reiterada pelo sindicato.

Apurou-se que, desde dezembro, a Superintendência da PRF em Santa Catarina enviou pelo menos três ofícios a Brasília solicitando reforço de efetivo para lidar com a iminente abertura do Contorno e também da BR-285 em Timbé do Sul. O primeiro ofício foi enviado em dezembro de 2023. O pedido foi reforçado em fevereiro e novamente no início de abril. Além disso, houve uma reunião em Brasília, em março, com a diretoria de pessoal. Por enquanto, não há perspectiva de envio de reforços.

A coluna tentou contatar a PRF em Brasília na semana passada, porém, não obteve retorno sobre a expectativa de envio de mais policiais para SC.

Fonte NSC TV