Deputados estaduais são empossados na Assembleia Legislativa
mesma hora
Cerimônia simples e rápida deu posse aos parlamentares após instalação da 19ª Legislatura
Jornal Nortesul
Os 40 deputados estaduais eleitos para o mandato 2019 - 2023 tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1°), na Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina (Alesc), numa cerimônia simples e rápida, que durou cerca de 30 minutos. Os espaços próximos ao plenário, no entanto, ficaram completamente lotados de familiares, apoiadores e assessores dos parlamentares.
Seguindo o que determina o regimento interno da Casa, a sessão de instalação da 19ª Legislatura foi presidida pelo deputado mais idoso entre os de maior número de legislaturas completas. Nesse caso, Romildo Titon (MDB), que possui 64 anos e soma sete mandatos consecutivos. Ele foi auxiliado na condução dos trabalhos da Mesa pelos deputados Neodi Saretta (PT) e Moacir Sopelsa (MDB).
Após ser declarada aberta a sessão foi feita a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato. Um a um, os 40 deputados eleitos foram chamados para prestar juramento.
Diversas autoridades estaduais estiveram presentes na solenidade de posse, entre elas, o governador Carlos Moisés da Silva; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Sandro José Neis.
Bancada Feminina
A 19ª legislatura, que começou na sexta-feira (1°), tem a maior bancada feminina da história da Alesc. Ao todo, cinco deputadas que foram eleitas em outubro de 2018 tomaram posse nesta manhã. Apesar de ser um recorde, o grupo representam apenas 12% dos parlamentares que iniciam mandato. São elas: Ada de Luca (MDB); Ana Caroline Campagnolo (PSL); Ana Paula da Silva (PDT); Luciane Carminatti (PT); e Marlene Fengler (PSD).
Ao final da cerimônia, Romildo Titon declarou empossados os novos deputados e convocou uma nova sessão, para a eleição ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa.
Deixe seu comentário