Cidades de Santa Catarina registram os maiores volumes de chuva para o mês de outubro desde o início das medições.

Levantamento feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) revela que em Florianópolis choveu 406,2 mm até a manhã de segunda-feira (30), um recorde para o mês. O maior número já registrado era 339,0 mm, em outubro de 1997.

Segundo o Inmet, a média de chuva em Florianópolis para o mês de outubro é de 153,2 mm.

Já um levantamento feito pelo Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) aponta que no município de São José, cidade que fica próxima a Florianópolis, o recorde para outubro também foi quebrado. O mês já atingiu 399,4 mm, contra 289,6 mm de 2015.

A medição em São José pelo Epagri/Ciram acontece há quase 100 anos.

A região Sul tem sofrido com as chuvas neste segundo semestre. Em setembro, o problema atingiu principalmente o Rio Grande do Sul. Em outubro, o estrago tem sido maior em Santa Catarina e no Paraná.

O meteorologista Piter Scheuer, fez um levantamento das cidades catarinenses onde mais choveu no mês. No Alto Vale, o desaque fica para Mirim Doce e Taió.

 

 

Previsão é de mais chuva

Ao longo desta quarta-feira (1º), a instabilidade diminui e não são esperados volumes de chuva significativos para Santa Catarina. Entre a quinta (2) e a sexta (3), porém, um novo sistema de baixa pressão volta a trazer temporais para Santa Catarina, ainda segundo o Epagri/Ciram.

Desde o início do mês, Santa Catarina já registrou seis mortes relacionadas às chuvas, a maioria por afogamento, de acordo com a Polícia Científica.

Fonte: Catarina Scortecci / Folha de S. Paulo