
Feminicidío
A trégua da chuva em Santa Catarina já tem data para acabar. Segundo a Defesa Civil, o mau tempo retorna ao Estado a partir deste inicío de semana, com as maiores precipitações esperadas para segunda (16) e terça-feira (17). Nesse período, segundo o órgão de proteção, os acumulados podem chegar a até 100 milímetros em algumas regiões do Estado.
Entre segunda e terça-feira a chuva ganha força em SC, principalmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Alto e Médio Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil, as tempestades vêm acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo.
“Há risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos a rede elétrica. Além disso, os acumulados de precipitação podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos e enxurradas”, consta em boletim do governo do Estado.
O boletim da Defesa Civil de SC diz ainda que “em todo o período, os acumulados médios de precipitação podem somar valores de 70 a 100 milímetros entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do estado os volumes acumulados variam de 40 a 70 milímetros, e o risco para temporais é menor”.
Estas chuvas estão associadas à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.
“Não baixem a guarda porque a enchente não terminou”, afirmou o governador Jorginho Mello em coletiva de imprensa no começo da noite deste sábado (14).
O aviso de mais chuvas em SC após uma semana marcada por alagamentos deixa o órgão de proteção em alerta. No sábado (14), o governo do Estado já abriu uma comporta na barragem Oeste, em Taió, e mobilizava equipes para a abertura de comportas também na barragem Norte, em José Boiteux, que verteu pela primeira vez na história na noite de sexta-feira (13). A intenção das manobras é retomar alguma capacidade de armazenamento dessas estruturas caso as novas chuvas previstas para o Estado atinjam estas regiões.
ÚLTIMAS
Feminicidío
Tragédia
Tempo
Alerta de Golpe
Ciclone
Acidente Fatal
Alto Vale
Segurança
Economia
Segurança
Segurança
Tempo
Deixe seu comentário