logo RCN
SALETE

Técnicos conhecem realidade do município para auxiliar a agricultura familiar


            Na terça (27) e quarta-feira (28) técnicos da Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF), ligada a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), estiveram em Salete para conhecer a realidade local, discutir projetos de valorização dos produtos, com foco na agregação de valor e comercialização.

A vinda dos técnicos ocorreu depois de pedido da prefeita, Solange Schlichting (Chica), ao subsecretário da SAF, Humberto Thomé, em viagem a Brasília. As visitas foram conduzidas pelo diretor do departamento da secretaria de agricultura e meio ambiente, Adenor de Moraes.

Segundo o coordenador-geral de fomento a assistência técnica e extensão rural da diretoria da SAF, Manoel José Diniz Mendonça, a intenção é apresentar o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), que fortalecerá a identidade social dos agricultores familiares de Salete perante a população, promovendo a inclusão econômica e social do segmento, gerando mais renda no campo.

Uma reunião na manhã desta quarta-feira (28) definiu que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente organizará o local para o encontro que tratará do Senaf e de outras ações de fortalecimento do setor. Nos próximos dias será feita uma ampla divulgação para convidar as famílias do meio rural.

 "Os nossos agricultores terão uma grande oportunidade. O encontro ficou agendado para o dia 15 de dezembro onde os agricultores conhecerão o projeto do Senaf, que não contará com nenhum aporte financeiro dos interessados. É um espaço único, a equipe se dispôs de vir lá de Brasília para dar este importante suporte que visa gerar um maior ganho nos produtos já produzidos no município", destaca a prefeita Chica.

Senaf

A validade do selo é de dois anos, podendo ser renovado. É concedido à empresas e cooperativas, portadoras ou não da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e a agricultores familiares, desde que portadores de DAP, para identificar produtos como verduras, legumes, polpas de frutas e laticínios, entre outros.

Entretanto, o Senaf não substitui qualquer exigência legal quanto à produção, industrialização ou consumo no âmbito municipal, estadual ou federal. Todo o processo de solicitação do selo e renovação é realizado através do portal Vitrine da Agricultura Familiar. No endereço eletrônico www.vitrine.mda.gov.br, o agricultor poderá solicitar, acompanhar o status, a tramitação e cadastrar os produtos.

 

Anterior

Judocas participam de promoção de faixa

Próximo

Setor da saúde recebe recursos federais

Deixe seu comentário