logo RCN
Salete

Secretaria da Saúde alerta sobre cuidados para evitar dengue

A Secretaria de Saúde de Salete por meio do setor de endemias promoveu uma panfletagem de orientação na quinta-feira (01) para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho realizado das 15h às 18h fez parte das ações de prevenção focadas no Dia de Finados, quando um grande número de visitantes passou pelo Cemitério Municipal.

O mosquito Aedes aegypti tem chamado atenção por causar doenças que vem se espalhando pelo Brasil, como a dengue, a chikungunya e a zika. Como forma de ensinar e intensificar os cuidados para a prevenção, o setor de endemias, com apoio das agentes comunitárias de saúde percorreu as floriculturas da cidade para orientar os responsáveis. Também, materiais ilustrativos foram entregues em todas as residências do município.

Segundo a agente de endemias, Osnilda Kniess Inácio, além do apoio das agentes comunitárias de saúde no Dia dos Finados, a Igreja Matriz também contribuiu na conscientização da população por intermédio do padre Adalberto Wojciech Erwinski. "Em todas as abordagens nós levamos as informações sobre a doença e algumas medidas que podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Tivemos uma boa aceitação de todos, pois muitos já trouxeram os vasos sem o plástico, após orientação dos comerciantes".

O mês de novembro será marcado por diversas ações preventivas contra o Aedes aegypti. "Vamos promover uma série de palestras para os alunos de toda a rede municipal e estadual, a fim de conscientizar e ensinar às crianças, a se defender e prevenir possíveis focos do mosquito em casa, no colégio e até mesmo no bairro e na comunidade onde residem", ressaltou a responsável pelo setor de endemias, Rosária Kestring.

No dia 30 de novembro o setor de endemias promoverá como última ação o Dia "D", com uma mobilização de conscientização e combate ao Aedes aegypti. O método principal para controlar o mosquito transmissor da dengue, e chikungunya e zika é eliminando seus habitats. Isto é feito esvaziando recipientes de água, ou por adição de inseticidas ou agentes de controle biológico a estas áreas.

Anterior

Salete realizará Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Próximo

Salete passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Deixe seu comentário