logo RCN
Entrevista

Saletenses apostaram na renovação, afirma Chica

  • JATV -

A Prefeita entrou para a política em 2016 e teve êxito logo em sua primeira candidatura

Solange Aparecida Bitencourt Schlichting, aos 47 anos, é a primeira mulher a assumir o executivo do município de Salete. Chica, como é conhecida popularmente, recebeu o Jornal A Tribuna do Vale em seu gabinete e contou de onde veio seu apelido "Chica é um apelido de infância dado pelos pais, por causa de Chica da Silva, pelo meu cabelo crespo, então veio de criança e ficou", explicou.

É a primeira vez que Chica assume um cargo público. Já são 25 anos residindo em Salete e 20 trabalhando em uma grande empresa do município "Trabalhei na Secamaq, que é nossa empresa, onde eu era sócio-gerente e cuidava mais da parte financeira. Então fiquei 20 anos trabalhando lá. Antes disso, trabalhei no laboratório Seeman durante 12 anos", lembrou.

A Prefeita Solange já realizou trabalhos sociais e conta que foi a partir daí que surgiu o interesse em ingressar na política "Fui por muito tempo a diretora social da APAE, onde nos envolvemos em outras ações. Então as pessoas começaram a dizer que deveria me candidatar, pois tinha que ser alguém que se preocupasse com as pessoas, que cuidasse das pessoas, que não tivesse nenhum vínculo partidário", comentou.

Para Chica, a necessidade de uma renovação no município foi a chave para sua candidatura vitoriosa "Veio o convite para me filiar no PR, onde fui candidata. Meu marido é presidente do PR. Então foi através do Maurício Kudilak e do Jorginho Melo que incentivaram eu ser candidata. E deu certo", expressou.

Após ser eleita prefeita, Chica contou que o primeiro sentimento que teve é inexplicável. Mas destacou que assumir um cargo público deste nível carrega muita responsabilidade.

A prefeita afirma ter apoio do vice-prefeito, Adroaldo Brocardo. A parceria entre os dois é positiva para Salete, afirma Chica "Se não fosse uma pessoa que tivesse do meu lado e empenhado em fazer o melhor por Salete eu não teria uma segurança, mas assim estamos percebendo que a escolha foi ótima, sem dúvida", disse.

A transição do governo do ex-prefeito Juarez de Andrade para o da Prefeita Solange foi liderado por pessoas de confiança de Chica "Eu não tive muito contato na época de transição pois eu estava me desligando da empresa, mas tinha a equipe de transição. A Solenir principalmente, que já estava muito tempo na prefeitura, pedia informação em diversas áreas, e o pessoal foi transmitindo o que precisávamos saber", explicou.

Chica disse que só pode aprender sobre administração pública após o dia dois de janeiro, afinal essa é sua primeira vez na área. E foi a partir desta data que as primeiras medidas do governo foram tomadas "Tivemos uma reunião com os secretários, os quais estavam todos definidos. Cada um passou um plano do que deveríamos fazer, as prioridades. Então priorizamos algumas coisas como limpeza de bueiros, limpeza de estradas, algumas coisas na saúde, em todas as áreas foram feitas. Todos eles foram para seu campo fazer alguma coisa, toda semana temos reuniões e vemos que essas ações já estão trazendo resultados", explicou.

A definição dos Secretários Municipais foi tranquila, segundo Chica. Ela afirmou que não havia promessa de cargos, portanto a busca foi por pessoas com o perfil que o município procurava "Acabamos escolhendo as pessoas pela capacidade e pela confiança, pois como se diz, já é um cargo de confiança porque temos que ter essa afinidade, então entramos em comum acordo na nossa equipe e escolhemos as pessoas capacitadas para a área", comentou.

Chica foi questionada sobre as medidas que tomará para governar com eficiência e economia. Ela afirma que sua prioridade são as pessoas, mas que será necessário economizar em alguns setores. A prefeita enfatiza a necessidade de prestar um atendimento às pessoas com qualidade "Estando aqui na prefeitura, ou em qualquer secretaria para atender bem as pessoas e atender suas necessidades. Talvez elas nem precisem de algo material. Pode ser que precisam apenas de alguma atenção", explicou.

Para a prefeita, toda cidade tem uma necessidade maior em alguma área "Trabalharemos bastante em área social, temos que lembrar das crianças, adolescentes e idosos que é uma prioridade grande que tenho", informou.

A Prefeitura depende de uma boa parceria com a Câmara de Vereadores para aprovar projetos para o município. Solange afirma que a relação com a nova legislatura começou bem "Conversamos com o Presidente da Câmara, alguns vereadores já visitaram nosso gabinete, então queremos essa relação boa com eles. Nós viemos para trabalhar e não para brigar. Tenho fé que isso continuará durante o período de quatro anos", finalizou.

Vice-prefeito terá papel importante na tomada de decisões

Adroaldo Brocardo, aos 44 anos, foi eleito vice-prefeito de Salete ao lado Solange Schlichting. O vice já foi vereador na legislatura de 2008. Ele explica a diferença entre os cargos "Como vice-prefeito conseguimos fazer umas coisas a mais. O vereador tem sua limitação para poder atuar e executar alguma coisa. Então, como vice e com a parceria da Solange poderei realizar um pouco mais das ideias que temos", explicou.

O vice-prefeito trabalha em uma empresa da cidade, mas comenta que está sempre participando de decisões na Prefeitura "Começamos bem apesar de pouco recurso, de pouca liberdade que tenho para executar. Acho que estamos bem, cumprindo o que propomos no início da campanha, de deixar nossa cidade um pouco mais bonita, melhorar a condição urbana dela", comentou.

Ser ativo na participação de decisões é a função que Adroaldo deve exercer no Governo Chica "Minha contribuição será estar presente no governo participando das decisões importantes para o município", finalizou.


Anterior

Processo seletivo abre inscrições para contratação de estagiários

Próximo

Educação promove encontro com diretoras

Deixe seu comentário